Como melhorar o contorno do rosto com procedimento estético?

A perda de colágeno com o passar do tempo leva à flacidez facial e à falha da definição dos contornos, mas esses problemas podem ser tratados com procedimentos pouco invasivos.

O tempo vai passando e a pele vai perdendo sua capacidade de renovação. Quando você se dá conta, a face já não tem mais a mesma sustentação de antes e parece ter perdido sua definição. Felizmente, os tratamentos para melhorar o contorno do rosto podem nos ajudar.

A diminuição da sustentação está relacionada à queda da produção do colágeno, a proteína que confere a estrutura da pele. Esse é um processo natural que acontece a partir dos 30 anos, mas cuja intensidade varia conforme a genética e o estilo de vida de cada pessoa.

Dessa forma, os pacientes que estão incomodados com a flacidez facial podem recorrer a procedimentos estéticos que atuam justamente na estimulação da síntese do colágeno, sem necessariamente precisar de uma cirurgia plástica.

Tratamentos para melhorar o contorno do rosto

As técnicas indicadas para melhorar os contornos faciais atuam em duas frentes. Elas podem tanto preencher as regiões que perderam volume quanto estimular a produção dessa proteína por células chamadas fibroblastos em um processo chamado neocolagênese.

Dessa forma, além do efeito imediato conferido pelo tratamento, eles proporcionam a melhora da sustentação e da definição dos contornos cerca de dois meses depois da sessão, que é o tempo necessário para que o colágeno amadureça. Conheça os principais:

1. Preenchimento facial

O preenchimento facial é a técnica mais tradicional para melhorar o contorno do rosto. Além de nivelar olheiras e sulcos profundos, como o bigode chinês, ele é indicado para repor o volume de regiões como maçãs do rosto, mandíbula, queixo e lábios.

Esse procedimento estético consiste na injeção de ácido hialurônico, uma substância que existe naturalmente no organismo e, por isso, é muito bem aceita, com raros efeitos adversos.

2. MD Codes

O MD Codes funciona como um avanço do preenchimento facial com ácido hialurônico, pois seu primeiro passo é fazer um mapeamento do rosto do paciente a fim de identificar as áreas que precisam de mais sustentação.

Depois, é feita a aplicação do ácido hialurônico nessas regiões. Além de preencher, essa substância é capaz de estimular a produção de colágeno, o que combate a flacidez e melhora os contornos.

3. Sculptra

O Sculptra também consiste na injeção de uma substância que estimula a produção do colágeno e melhora os contornos faciais ao combater a flacidez. Contudo, em vez de utilizar o ácido hialurônico, ele utiliza o ácido polilático.

Embora sejam substâncias diferentes, o ácido polilático também é reabsorvido pelo organismo, de forma que ele é bem aceito pelo corpo.

4. Fios de sustentação ou lifting com fios

Esta técnica funciona de forma diferente das anteriores. Para melhorar o contorno do rosto, este procedimento utiliza a inserção de filamentos de ácido polilático (o mesmo do Sculptra) com pequenos cones, os quais fixam a pele às camadas mais profundas.

Com isso, além de estimular a produção de colágeno, os fios de sustentação promovem um efeito de tração e “puxando” os tecidos para cima, de modo a tratar a flacidez e melhorar o contorno do rosto. Saiba mais sobre os benefícios do lifting com fios.

5. Lifting com fios de PDO

Este procedimento funciona de forma parecida com os fios de sutura, mas, neste caso, os filamentos são feitos de PDO (polidioxanona) e têm diferentes formatos.

Assim como o ácido hialurônico e o ácido polilático, a PDO é capaz de estimular a produção de colágeno. Dessa forma, esta técnica oferece um efeito imediato de lifting e continua melhorando o contorno do rosto nas semanas seguintes até que essa proteína amadureça.

6. Radiesse

O Radiesse é uma técnica um pouco mais recente que melhora os contornos faciais por meio da injeção de um gel contendo microesferas de hidroxiapatita de cálcio, uma substância que existe naturalmente no organismo.

Essas microesferas têm poder bioestimulante, ou seja, são capazes de estimular a atividade dos fibroblastos, que produzem o colágeno, e assim elas combatem a flacidez facial.

Mulher deitada com a boca aberta cercada de mãos de profissionais segurando materiais utilizados para procedimentos estéticos

7. Ellansé

Este é um tratamento estético ainda mais moderno que o Radiesse. Ou seja, também consiste na aplicação de um gel com efeito bioestimulante do colágeno.

Porém, neste caso, as microesferas são feitas com um polímero diferente que oferece um tempo maior de duração. Enquanto as outras técnicas duram de 12 a 18 meses (ou de 18 a 24 no caso do Radiesse), o Ellansé está disponível em versões com duração de 1, 2, 3 ou 4 anos.

Dessa forma, pacientes que fazem o Ellansé pela primeira vez podem optar pela versão mais curta. Enquanto isso, quem já conhece a técnica pode escolher a versão cujos resultados permanecem por mais tempo. Saiba mais sobre as vantagens do Ellansé.

8. Radiofrequência

Diferente dos tratamentos anteriores para melhorar o contorno do rosto, a radiofrequência não utiliza nenhum tipo de agulha, mas sim uma ponteira conectada a um aparelho que produz ondas eletromagnéticas.

Ao atingir a pele, essas ondas agitam as moléculas de água e produzem calor. Com isso, a camada superficial desloca-se para camadas mais profundas. Na derme, esse calor estimula as fibras de colágeno e elastina, proporcionando efeito de lifting.

Além disso, ao atingir o tecido adiposo, a radiofrequência promove a compactação das células de gordura, facilitando sua eliminação. Dessa forma, esta técnica também ajuda a melhorar os contornos faciais por deixar os ângulos mais evidentes.

A escolha do melhor tratamento estético sempre depende das condições da pele de cada paciente. Agende sua avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para descobrir qual é o procedimento mais indicado para você!

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Sheila disse:

    Gostaria de fazer preenchimento facial
    Com ácido hialuronico.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Sheila. Será um prazer atendê-la! Caso queira agendar sua consulta, por gentileza, entre em contato. Nossas secretárias terão o maior prazer em atendê-la. Aqui você encontra nossos contatos: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!

  2. ANDREIA FERREIRA NEVES MORENO PAES disse:

    Gostaria de cirurgia de coxas e suavisar as expressoes do rosto

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Andreia! Tudo bem? Para verificar disponibilidade
      de consulta, por gentileza, entre em contato. Nossas secretárias terão o maior prazer em atendê-la. Aqui você encontra nossos contatos: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!