11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

A Maquiagem do momento: Contorno

O contorno facial é uma série de técnicas usadas para modelar o rosto conforme seu gosto pessoal.

Kim Kardashian popularizou o estilo e, desde então, as mulheres passaram a não abrir mais mão das técnicas de contorno e iluminação na hora de preparar uma produção bem elaborada. Este tipo de maquiagem define a estrutura natural do rosto, realçando os traçados de maior destaque e disfarçando as pequenas imperfeições através de um jogo de luzes e sombras criado com produtos claros e escuros.

Existem diversas maneiras de fazer o contorno no rosto: com corretivo, com base, com pó, com tudo isso junto… Cada pessoa tem sua técnica e isso não quer dizer que alguma seja pior ou melhor que a outra. Precisamos ir testando e vendo com qual nos adequamos melhor. É possível conseguir o mesmo resultado com um pouco de habilidade e apenas dois tons de corretivo.

O passo a passo de preparação de pele e contorno do rosto é o seguinte: Comece passando base (pincel de base) do tom exato da sua pele em todo o rosto e puxando para o pescoço também. Depois disso, passe o corretivo do tom da sua pele nas olheiras, espinhas e manchas que queira esconder. Com um corretivo de um tom abaixo da sua pele passe nos pontos para dar mais luz: queixo, abaixo dos olhos, parte frontal do nariz, entre as sobrancelhas e abaixo das sobrancelhas.

Utilize um corretivo mais escuro que a pele nos pontos que quer escurecer: rente a linha do cabelo, no “papo” (depois da dobra do maxilar) e faça uma linha e fina na bochecha na vertical – para saber o local exato basta fazer a tradicional “boca peixinho”. Esfume todas essas linhas com um pincel de pó compacto grosso. Para dar uma afinada no nariz, basta fazer uma linha reta com o corretivo mais escuro começando na sua sobrancelha e finalizando na ponta do nariz  – para fazer isso utilizo um pincel fininho bem limpo e esfume com pincel de pó compacto gordinho. Lembre de sempre esfumar muito bem– a ideia é criar um efeito de luz e sombra discreto, que as pessoas não notem o truque.  Para finalizar, pó compacto (ou solto, translúcido ou não) do tom da sua pele aplicado de leve e pouquinho com um pincel de pó.

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. helena silva disse:

    Adorei ‘porem gostaria de ver em video;tenho a pele clara meu rosto avermelhado nao gosto ;olhos azuis queria uma maquiagem que pudesse disfarcar esse vemelhidao do meu rosto?

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Helena.

      Recomendamos que procure um Dermatologista, ele é a pessoa mais indicada para te orientar.

      Beijos.