A maneira certa de você secar os cabelos

Secar os cabelos parece uma tarefa simples mas é um processo feito de maneira errada por muitas mulheres. Saiba como secar os cabelos da melhor forma!

99,9% das mulheres tem o secador como um forte aliado para auxiliar na construção de madeixas mais belas. O problema é que nem todas sabem como se deve usar a secadora e, por isso, acabam comprometendo a saúde de seus fios, além de não conseguirem deixar os fios tão bonitos quanto eles poderiam ficar se tivessem sido tratados de uma forma mais apropriada. Ao secar os fios da maneira errada, é muito comum que os fios fiquem mais ouriçados, o que facilita no aumento do volume indesejado do cabelo. Veja abaixo algumas dicas para secar os cabelos da melhor forma e propiciar maior saúde e resistência aos fios, enquanto enaltece sua beleza.

Divida seu cabelo
Primeiro, você vai precisar de um pente de madeira e, de preferencia, aquele com cerdas mais largas. Antes de começar a utilizar o secador, você vai então dividir o cabelo em 4 diferentes partes e, cada parte, entre 10 a 15cm de distância da raiz do couro cabeludo. Prenda as mechas com a ajuda de presilhas, visto que secar os cabelos de uma vez só pode acabar deixando os fios mais armados. Quando isso é feito separadamente, no entanto, o resultado é muito mais eficiente.

Seque seus fios com rajadas de ar
Nunca esfregue a toalha em seus cabelos com o intuito de seca-los. Isso causa fricção e compromete a saúde de todo o couro cabeludo, além de contribuir para o surgimento do terrível frizz. Use o secador nas partes divididas, com distância mínima de 10 a 15 cm da raiz. Evite aproximar muito o secador do couro cabeludo, pois o calor excessivo estimula a produção de sebo e, se seu cabelo for oleoso, a coisa pode piorar ainda mais. O modo certo de usar o secador é com o bico direcionado para baixo.

Use sempre um protetor térmico
O calor sempre é um vilão para o cabelo, seja na água quente do chuveiro ou mesmo durante o uso do secador ou chapinhas. O cabelo, quando é queimado perde toda a sua vitalidade e fazer uma reconstrução posteriormente pode ser muito difícil, além de, em alguns casos, ser impossível recuperar a saúde dos fios danificados. Neste caso, tenha sempre em casa um protetor térmico. Este produto cria uma película de proteção para os fios, deixando-os mais flexíveis e maleáveis, além de proteger as pontas e lubrificar os fios. Para usá-lo, o cabelo deve estar úmido e limpo. Basta aplicar uma pequena quantidade do produto e passar, principalmente, nas partes do couro cabeludo onde o calor é estimulado de forma mais frequente.

Escolha a escova certa para seu cabelo
Mesmo que você tome todos os cuidados listados acima é imprescindível que você use uma escova apropriada para seu tipo de cabelo, visto que é com ela que você vai modular suas madeixas. Para cabelos mais lisos, é aconselhável o uso de escovas arredondadas, térmicas e que tenham cerdas de náilon. Para aquelas com cabelo crespo, uma escova arredondada estilo javali, também com náilon. Já para quem tem o cabelo mais misto, ou seja, ondulado, o ideal é optar por escovas arredondadas, mas com cerdas mistas, aquelas que alternam de tamanho.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).