Menu

O que levar em consideração para escolher um creme para linhas de expressão?

mulher olhando para frente com as duas mãos no rosto

Ao escolher um produto antienvelhecimento, é preciso observar se ele é adequado para a sua faixa etária e o seu tipo de pele. Veja nossas sugestões!

Um belo dia, você se olha no espelho e percebe uma marquinha que não estava ali até então, geralmente ao redor dos olhos. Essas são as linhas de expressão, que costumam ser um dos primeiros sinais de que a pele está sofrendo os efeitos da passagem do tempo.

Em outras palavras, esse é um indício de que você está envelhecendo – um processo inevitável e absolutamente normal para todos os seres vivos. Isso, porém, não significa que você deva simplesmente deixar que as rugas e sulcos apareçam.

Em vez disso, você pode optar por adotar novos cuidados com a sua pele, de modo a conservá-la bonita e saudável, mesmo com as mudanças trazidas pelo tempo. E, claro, fazer com que esses sinais demorem mais em surgir no seu rosto.

Como escolher seu creme para linhas de expressão

A escolha do melhor produto para combater o envelhecimento depende de fatores como a faixa etária e o tipo de pele de cada pessoa. Além disso, a presença de determinados ativos pode deixar o creme mais interessante dependendo das suas condições.

Os cuidados com a pele para evitar as linhas de expressão devem começar muito antes de elas aparecerem, ainda na adolescência. Nessa fase, as medidas necessárias são usar um protetor solar e fazer a limpeza diariamente conforme o tipo de pele.

A partir dos 20 anos mais ou menos (isso varia de pessoa para pessoa), a pele começa a ter novas necessidades, que se modificam com o passar do tempo. Veja como escolher um creme para combater os sinais do envelhecimento em cada faixa etária:

20 a 30 anos

Nessa fase, a pele conta com uma boa produção de colágeno e elastina, sendo capaz de manter a firmeza e não dar muita chance para rugas e sulcos profundos. Porém, as linhas de expressão já podem começar a surgir.

Por isso, pode ser indicado acrescentar cremes com vitamina C à sua rotina de cuidados, pois ela contém propriedades antioxidantes e anti manchas, além de estimular a produção de colágeno e prevenir o envelhecimento.

– Dicas: Heliocare Max Defense (Melora), Eurecin Fluido Clareador.

linhas de expressão

30 a 40 anos

A partir dos 30 anos, os danos acumulados no material genético celular começam a se manifestar com sinais mais evidentes do envelhecimento, como linhas de expressão mais intensas ao lado dos olhos, na testa e ao redor da boca.

Dessa forma, o creme anti-idade deve conter ativos como os derivados da vitamina A (retinol, ácido retinóico), que promovem a renovação celular, a hidroquinona, que é um clareador mais poderoso, e os polifenóis, que são antioxidantes.

Dicas: Melora C, Retin-A Micro Gel (Valeant).

40 a 50 anos

Com as mudanças hormonais trazidas pela aproximação da menopausa, a queda na produção de colágeno se acentua ainda mais, fazendo com que a pele perca sua firmeza e textura. Como resultado, as linhas de expressão se tornam mais profundas e aparentes.

Para essa faixa etária, os cremes escolhidos devem conter ingredientes que ajudem a regenerar a estrutura do tecido cutâneo, como aminoácidos e peptídeos.

Além disso, ativos como os alfa e os beta-hidroxiácidos (por exemplo, ácido lático, ácido glicólico, ácido mandélico) melhoram a circulação local e têm efeito de peeling por inibir o excesso de queratinização.

– Dicas: Derm AHA (La Roche-Posay), Soya Unify (ROC), Prevage (Elizabeth Arden).

Não deixe de ver – Radiofrequência facial: sua pele vai ganhar poder agora

A partir dos 50 anos

Nessa faixa etária, com o declínio dos hormônios sexuais, a pele fica ainda mais sujeita aos efeitos do envelhecimento, de modo que o grau de flacidez aumenta e as linhas de expressão se acentuam ainda mais.

Por isso, os cremes para combater esses sinais também precisam conter ativos tensores, que contribuam para recuperar o tônus da pele e deixem sua textura mais firme, o que evita que os sinais da passagem do tempo se tornem mais intensos.

Ainda, ingredientes como as isoflavonas da soja simulam a ação dos estrogênios, enquanto os ácidos graxos essenciais, como ômega 3, 6 e 9, ajudam a reparar os danos e a repor o conteúdo de água da pele, combatendo o ressecamento.

Dicas: Endocare Tensage (Melora), Abeille Royalle (Guerlain), Super Restorative Day (Clarins).

Sempre observe a indicação para o tipo de pele

Na hora de escolher qualquer produto para o rosto, é preciso se atentar à indicação do tipo de pele. Quem tem pele seca, por exemplo, deve investir em cremes com textura mais densa que ajudem a repor o conteúdo de água e lipídios.

Já quem tem a pele oleosa (mais comum nas pessoas mais jovens) precisa observar se o produto para combater as linhas de expressão é compatível com esse tipo de pele, evitando aumentar ainda mais a produção de óleo e desencadear problemas como a acne.

Além disso, pessoas com a pele sensível ou com alguma condição especial, como alergias ou rosácea, devem procurar produtos específicos, geralmente sem ácidos ou com uma menor concentração de ingredientes abrasivos.

linhas de expressão
fonte: pinterest

A orientação médica é fundamental

Muitos cremes antienvelhecimento já trazem no rótulo a indicação da faixa etária a qual eles se destinam, e isso é algo que você sempre deve observar. Porém, a orientação de um médico especialista, como o dermatologista ou o cirurgião plástico, é indispensável.

Somente um profissional pode avaliar as condições da sua pele e indicar o melhor creme para você, pois as necessidades variam muito de pessoa para pessoa dentro uma mesma faixa etária.

Além disso, é preciso saber que os produtos tópicos têm ação limitada, enquanto os tratamentos estéticos, como a toxina botulínica, oferecem soluções mais poderosas para combater as linhas de expressão.

Dessa forma, para ter um cuidado completo com a sua pele, a dica é agendar uma avaliação com a Dra. Luciana Pepino e descobrir os melhores produtos, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para você se sentir cada dia mais bonita e feliz.

  • 43
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).