A forma correta de limpar seus utensilios de maquiagem

Saiba neste artigo como fazer a limpeza correta dos utensílios de maquiagem, o que é preciso para a limpeza, entre outras dicas especiais para as apaixonadas por maquiagem.

Atualmente, para muitas mulheres, viver sem maquiagem é algo que vai além do impensável. Isso porque a beleza nunca esteve tão em pauta na vida da mulher contemporânea. A vontade de se cuidar mais e de embelezar-se no dia a dia nos faz bem, aumenta a nossa autoestima, diminui o estresse e, claro, deixa-nos ainda mais bonitas. Mas, é preciso lembrar que tão importante quanto a manutenção da beleza, são as manutenções constantes de nossos produtos de beleza, uma vez que eles estão em contato direto e frequente com a nossa pele. É fundamental que haja uma correta higienização dos acessórios não só por motivo de higiene, mas a fim de otimizar o próprio efeito da maquiagem no resultado final. Outro fato é que manter os pinceis limpos é essencial para que eles possam durar por anos. Porém, se eles ficam expostos a restos de maquiagem, poeira e gordura por um longo período de tempo, a proliferação de bactérias e fungos é mais do que certa. Os processos de limpeza são simples e trazem maior segurança e durabilidade.

Qual é a limpeza adequada?

Ao limpar os pinceis utilizando uma loção higienizadora, você só precisa borrifar algumas vezes sobre as cerdas dos mesmos e esfrega-los sobre algum lenço, com movimentos de vai e vem para que os resíduos possam ser eliminados. Não utilize os produtos logo após a limpeza. O ideal é limpar os pinceis à noite quando você não for usar maquiagem tão cedo. Se você preferir usar um lenço umedecido, também é uma ótima dica para limpar pinceis, bastando friccionar os pinceis no lenço ou toalha até que os resíduos de maquiagem saiam por completo. Para fazer uma limpeza mais profunda e, portanto, mais eficiente e duradoura, você vai precisar umedecer as cerdas dos pinceis em água corrente – morna. Em seguida, coloque um pouco de shampoo neutro em sua mão, esfregando as cerdas, movimentando-as em sentido vertical e horizontal até que sua limpeza esteja completa. Após isso, basta enxagua-los e, em seguida, pressionar as cerdas em uma toalha ou lenço para que a água seja absorvida e facilite o processo de secagem. Os pinceis demoram, em média, entre 1 e 2 dias para secarem por completo, dependendo do tipo, tamanho e número de cerdas de cada modelo.

Onde armazena-los?

Ao final de cada higienização, deixe os pinceis secando na horizontal, nunca na vertical, visto que isso pode fazer a água escorrer para seu cabo, enfraquecendo a estrutura com o tempo, além de deixar o local mais propício para uma proliferação de bactérias e fungos. O indicado é deixa-los em uma superfície plana e suas bordas para fora, sem nenhum tipo de contato. Quando já secos, o ideal é guardar o material, incluindo outros utensílios usados em conjunto com os pinceis, em um ambiente fresco e arejado, de preferencia que estejam livres de possíveis fontes de umidade, incluindo vapores.

Com que frequência devo limpar os pinceis?

De uma forma geral, isso vai depender da frequência de uso, que varia de mulher para mulher, além do tipo de maquiagem usado para a aplicação. Pinceis utilizados com pó, base mineral, blush e sombras em pó devem preferivelmente ser lavados a cada 2 semanas. Iluminadores, bases, corretivos e outros produtos que vem em versão líquida, em gel ou cremosa podem acabar impregnando nas cerdas dos pinceis. Por isso, esses produtos devem ser eliminados com frequência. O indicado é efetuar a limpeza uma vez por semana. Lembrando que os pinceis sintéticos são mais fáceis de lavar e secar do que os mais naturais. Já a lavagem das esponjas não é indicada, visto que em geral elas não toleram contato com a água. Neste caso, vale comprar um pacote de esponjas descartáveis.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).