11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Faça em casa: Banho de brilho no cabelo

O banho de brilho está na moda entre as mais cuidadosas e é uma técnica altamente eficaz para dar mais brilho e vida aos cabelos. Aprenda a fazer a técnica e deixar seus fios irradiantes!

Para quem ainda não conhece, o banho de brilho é um tipo de hidratação que resgata toda a vivacidade e brilho que os cabelos vão perdendo com o tempo e com as agressões as quais são submetidos diariamente. Se você também gosta de deixar as madeixas bem cuidadas e renovar o visual dos fios sem ter que radicalizar, o banho de brilho é uma ótima escolha. Este tipo de hidratação tem como característica principal a reativação das cores dos fios, independentemente se eles são tingidos ou não. Além disso, a técnica ajuda a recuperar fios danificados por química e, ao mesmo tempo, trata do aspecto desbotado e sem brilho que o cabelo apresenta quando passa muito tempo sem cuidados.

O banho de brilho não apresenta nenhuma contraindicação, podendo ser repetido com frequência e sem medo. Geralmente o processo é refeito sempre que os fios aparentam estar mais opacos e desvitalizados. O indicado é fazer a técnica quinzenalmente, uma vez que o banho de brilho dura, via de regra, entre 8 a 10 lavagens, dependendo do tipo, comprimento e estado dos cabelos. Um outro ponto bastante vantajoso do banho de brilho é que essa técnica é bastante acessível e de baixo custo, podendo ser realizada tanto por profissionais em salões de beleza como em sua própria casa. Quer saber como fazer o banho de brilho? Veja abaixo como e a melhor maneira de fazer o banho de brilho!

O que preciso?
Basicamente, você vai precisar de um creme hidratante (branco para evitar manchas nos fios), tonalizante da mesma cor que seus cabelos ou, se preferir, incolor, além de uma ampola de vitaminas e um fixador de cores. Com esses produtos, já será possível preparar a fórmula mágica.

Como fazer o banho de brilho?
Agora que já conhecemos os produtos, mãos na massa! Você primeiro precisa misturar os produtos num refratário. Misture tudo até que a massa fique bem homogênea e, após isso, lave bem os cabelos com shampoo, aplicando a mistura no comprimento dos fios, sempre começando pelas pontas. Feito isso, basta deixar o creme agir por cerca de 20 minutos e enxaguar com água fria. Agora é só secar os cabelos e ficar de boca aberta com sua diferença que verá na tonalidade e brilho de seus fios!

Algumas dicas
– Para maximizar o efeito, o ideal é sempre escolher por produtos feitos especialmente para seu tipo e tonalidade de cabelo. Isso é importante para que não haja uma possível alteração da cor dos fios.
– Procure por marcas nas quais você confia e informe-se o quanto puder sobre os ingredientes da fórmula para evitar eventuais reações alérgicas ou resultados desagradáveis.
– Se seus cabelos estiverem tingidos de uma cor diferente da raiz, você poderá retocar a raiz antes de começar a fazer o procedimento do banho de brilho.
– Para maximizar os efeitos do banho de brilho, prefira sempre shampoos e condicionadores apropriados para o seu tipo e cor de cabelo, além de manter os cabelos bem hidratados.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).