Como cuidar da pele das mãos e do pescoço para atrasar o envelhecimento da pele

Mulher observando o envelhecimento da pele de mãos e pescoço

Saiba quais são os cuidados a serem tomados para evitar o envelhecimento precoce dessas regiões

Todos nós sabemos que os anos passam e que é inevitável que os sinais do avanço da idade apareçam. Por causa disso, muitas pessoas que se preocupam em manter uma aparência jovem tomam uma série de cuidados, como passar protetor solar diariamente, e recorrem aos tratamentos estéticos, como peelings, aplicação de Botox® e preenchimento facial.

Quando falamos em combate ao envelhecimento da pele, é natural pensarmos que os procedimentos se aplicam somente ao rosto. Porém, existem outras partes do corpo que sofrem os efeitos da passagem do tempo e que podem acabar envelhecendo a aparência da pessoa, como a pele das mãos e do pescoço.

Essas regiões também merecem cuidados especiais, assim como o rosto, para que fiquem com o menor número possível de sinais do envelhecimento, de preferência sem manchas nem flacidez. A passagem do tempo é inevitável, mas existem algumas medidas que nos ajudam a retardar o aparecimento desses sinais. Vamos conhecer?

Mãos de uma mulher

Envelhecimento da pele das mãos

Existe um mito de que não há nada para se fazer em relação ao envelhecimento das mãos. É verdade que a aparência dessa região pode revelar um abatimento causado pelo tempo, mas saiba que existem sim cuidados que você pode ter no sentido de atrasar os efeitos dos anos.

Nossas mãos possuem uma pele fina e com uma baixa quantidade de fibras de colágeno, o que propicia o surgimento dos sinais da idade. Essa característica, somado ao fato de que nossas mãos estão sempre expostas ao sol, à poluição e às condições climáticas, acaba favorecendo o processo de envelhecimento da pele.

Com o passar dos anos, nossas mãos ficam com a pele ainda mais fina, e ela também fica mais ressecada, adquirindo uma coloração amarelada. Ocorre uma diminuição das secreções liberada pelas glândulas, a elasticidade diminui, os vasos se dilatam e surgem algumas rugas, manchas, hematomas e pequenas lesões no dorso das mãos.

Cuidados com a pele das mãos

Um dos cuidados que devemos ter é evitar o contato das mãos com produtos que retirem a oleosidade natural, causando o ressecamento. Isso inclui dar preferência a sabonetes suaves, de pH neutro, e proteger as mãos com luvas na hora de lidar com produtos de limpeza como alvejantes, desengordurantes e sabões, entre outros. Além disso, é essencial manter a hidratação da pele com o auxílio de produtos prescritos especialmente para o seu caso.

É importante também proteger as unhas, evitando morder as cutículas. Esse mau hábito pode resultar em uma pele rasgada e com mais facilidade para ficar ressecada. Com o passar dos anos, as unhas e as cutículas também tendem a ficar mais ressecadas devido à diminuição da produção do óleo, então vale a pena repor a oleosidade com produtos indicados pelo médico.

Como você já deve imaginar, é absolutamente necessário proteger nossas mãos contra a exposição solar. A ação dos raios ultravioleta pode resultar em manchas escuras e, por isso, devemos aplicar o protetor solar de FPS no mínimo 30 nas mãos com o mesmo cuidado que temos ao aplicar no rosto. Inclusive, como lavamos as mãos várias vezes ao dia, recomenda-se reaplicar o produto várias vezes.

Os tratamentos de rejuvenescimento das mãos incluem o clareamento de manchas com peeling, laser e luz pulsada, e a reposição do volume perdido (“esqueletização”) e o combate à flacidez com preenchimento. Existe também o enxerto de gordura, mas essa técnica ainda não é muito popular no Brasil e é um tanto mais complicada do que os preenchimentos.

Mulher observando o envelhecimento da pele do pescoço no espelho

Envelhecimento da pele do pescoço

Se consideramos a pele do rosto fina, saiba que a pele do pescoço é ainda mais delicada e com menos glândulas sebáceas, o que resulta em uma derme mais ressecada e mais suscetível às agressões do ambiente, sendo também mais sujeita ao aparecimento dos sinais do envelhecimento da pele, como as rugas, manchas e flacidez.

Além disso, o pescoço sofre com os nossos movimentos, os quais, depois de muitas repetições, podem dar origens a rugas. Esse processo é acelerado pela postura incorreta, um o travesseiro muito alto.

Cuidados com a pele do pescoço

De nada adianta um rosto lisinho e um pescoço todo enrugado, não é mesmo? Por isso, é muito útil conhecer alguns cuidados que devemos tomar com essa região do corpo. O primeiro deles, como você deve imaginar, é o uso constante de filtro solar. Pode ser o mesmo que você aplica no rosto, com fator FPS 30, para proteger contra manchas e até mesmo um câncer de pele.

Outro momento de cuidado com o rosto que você pode aproveitar e incluir o pescoço é a limpeza seguida da aplicação de um tônico e um sérum tensor contendo vitamina C, ácido hialurônico ou ácido retinoico, sempre de acordo com a recomendação do seu médico. Recomenda-se também usar cremes específicos para essa região, que têm uma composição rica em óleos com a finalidade de repor a baixa oleosidade natural.

No consultório, é possível recorrer a procedimentos estéticos para rejuvenescer a região, como os peelings à base de ácidos para suavizar as manchas, o Accent para combater a flacidez e até mesmo a aplicação de toxina botulínica para amenizar as rugas e promover um efeito de lifting. A papada, por sua vez, pode ser tratada com uma lipoaspiração a laser.

Mulher aplicando cremes para prevenir envelhecimento da pele das mãos

A aparência sempre jovem é um conjunto de fatores. Além dos cuidados com o rosto, também precisamos nos atentar para a pele das mãos e do pescoço, regiões que também estão muito sujeitas aos efeitos da passagem do tempo.

Saiba mais sobre os procedimentos em: Procedimentos Estéticos

Você também pode gostar de: Envelhecimento: O que esta transformação significa para o corpo

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp