Dicas para sua roupa ficar com aparência de nova por mais tempo

Conheça alguns truques de lavagem para deixar suas roupas favoritas como se tivessem acabado de sair da loja!

Todo mundo tem algumas roupas preferidas, aquelas que a gente gosta tanto que sempre que pode está vestindo, tentando combinações diferentes para justificar o seu uso novamente, inventando moda. E aí não tem jeito, quanto mais é usada, mais é lavada, claro, e vai perdendo aquele jeitinho de roupa nova. Por melhor que seja a qualidade da peça ela começa a perder um pouco da cor original, as fibras às vezes começam a desmanchar, enfim, nem as roupas resistem á passagem do tempo. Mas assim como você pode atrasar um pouquinho o relógio biológico com uma alimentação saudável e alguns procedimentos estéticos, também há alguns truques para que a sua roupa fique com aparência de nova por mais tempo. Fique ligada nessas dicas e aproveite mais ainda as suas roupas preferidas!

Não tem nada mais bonito do que aquela roupa bem branquinha, com cara de que acabou de sair da loja – chega a atrair olhares invejosos pela rua. Pois quem é apaixonada por roupas brancas e gosta delas parecendo comercial de sabão em pó, aí vão algumas dicas preciosas. A primeira delas é nunca usar água sanitária ou cloro para clarear as roupas: eles enfraquecem as fibras, que ficam estragadas mais rapidamente. Além disso também vão deixando o branco amarelado com o tempo. Abra uma exceção apenas para aquelas manchas difíceis bem localizadas. Aí a dica é deixar só aquele pedaço empapado na água sanitária, esfregar um pouquinho e colocar para lavar. Prefira os clareadores que o mercado oferece sem cloro ou H2O2 na composição. Por outro lado, sempre que o tecido permitir, use o ciclo longo da máquina, com bastante molho para tirar bem o sabão em pó ou líquido, porque os resíduos também tendem a deixar a rupa branca manchada. Ah, e o óbvio: roupa branca só deve ser lavada com roupa branca, sempre.

As roupas coloridas, no entanto, são um pouco mais complicadas, até porque às vezes uma mancha a outra. Se isso acontecer e a roupa for de algodão, coloque um balde de alumínio com água no fogo, adicione açúcar quando ela ferver e depois a roupa, deixando-a ferver até que a mancha desapareça. Mas atenção: isso não pode ser feito com roupas sintéticas, apenas as de algodão que já foram lavadas outras vezes e não encolheram. Outro fator importante é não deixar as roupas coloridas secarem sob o sol direto, por mais que ele esteja fraquinho ele vai queimar a cor. Já aquelas roupas que têm bordados coloridos devem ser lavadas apenas com água e sabão branco, mas na última água coloque um pouco de vinagre. Mas as roupas azuis e vermelhas merecem um tratamento ainda mais especial. Elas ficam como novas se depois de lavadas forem embebidas em uma solução de água com soda – mas use luvas para proteger suas mãos.

Esqueça o molho se as roupas forem estampadas. Elas ficarão com ar de novas por muito mais tempo se forem lavadas rapidamente e na última água juntar um pouco de vinagre e sal. Depois devem secar à sombra. Sabe aquelas roupas listradas que têm fundo branco e acabam manchando? Elas devem ser enxaguadas várias vezes, mas a última deve ter pouca quantidade de água e 3 colheres de vinagre. Aperte bem o tecido entre dois panos e passe a peça ainda úmida. Já as roupas pretas tendem a ficar cinzas conforme vão sendo lavadas, a menos que você misture ao último enxágue uma solução de água e anil bem forte, inclusive nas lingeries. Depois não torça a pela, apenas a coloque para secar à sombra, mas se você fizer isso tudo à noite, terá roupas pretas como novas por muito mais tempo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp