Demaquilante: Como escolher

Conheça os tipos de demaquilantes existentes e as principais diferenças entre eles.

Toda mulher apaixonada por maquiagem sabe que removê-la só com água e sabonete não garante uma limpeza completa, uma vez que só esses meios não são tão eficazes na remoção de todos os pigmentos e outras substâncias deixadas na pele pela maquiagem. As maquiagens são, em geral, de alta aderência e se não for usado um bom demaquilante, a pele acaba ficando vulnerável, suja e com poros entupidos. O demaquilante tem como objetivo principal remover todas as impurezas e resíduos deixados pela maquiagem do cotidiano, permitindo que as células se renovem e oxigenando a pele. A falta dele também deixa a pele vulnerável ao surgimento de espinhas e cravos, além de, em algumas mulheres, causar reação alérgica a médio prazo. Por isso, o uso de um demaquilante faz-se necessário após passar o dia com a maquiagem no rosto. Mas, qual escolher? Atualmente, existem vários demaquilantes no mercado, de preços variados, que conseguem efetuar a limpeza da pele sem comprometer sua saúde, mas é preciso ficar atendo aos diferentes tipos de demaquilantes fabricados.

Lenços demaquilantes
Os lenços demaquilantes são uma ótima opção para levar na bolsa, deixar no armário ou até mesmo levar para viajar, visto que são práticos de usar e ocupam pouco espaço. Eles conseguem remover a maquiagem mais básica, ou seja, para remover a maquiagem do dia a dia, sendo bastante eficaz. Existem algumas versões para o rosto e outras para os olhos, contendo ativos diferentes. Isso porque a pele da região dos olhos é mais delicada e, portanto, o produto precisa ser menos agressivo.

Demaquilantes bifásicos
Os demaquilantes bifásicos contém duas fases – aquosa e oleosa. Eles são indicados para remover maquiagens mais difíceis de serem removidas com os lenções, como, por exemplo, aquelas a prova d’água, sombras pigmentadas e alguns batons de longa duração. A camada oleosa desse demaquilante é imprescindível para ajudar na remoção de maquiagens mais resistentes, já que elas não podem ser removidas com produtos a base de água. Se você tiver uma pele mais sensível, o indicado é optar por produtos a base de óleos vegetais, pois eles são menos agressivos e trazem maior proteção.

Demaquilantes cremosos
A terceira opção são os demaquilantes cremosos, que são bastante interessantes, sendo a preferencia de muitas mulheres. Os demaquilantes cremosos apresentam ação hidratante, ideal para peles mais secas, além de serem ricos em óleo, o que auxilia na remoção das maquiagens mais pesadas, como por exemplo aquelas feitas para casamentos, festas de gala, etc.

Demaquilantes em gel
Os demaquilantes aquosos são indicados para mulheres com pele mais oleosa e mista, uma vez que eles não contém óleo em sua formulação e não irão contribuir com o aumento da oleosidade da pele. Esse tipo de demaquilante é ótimo para retirar a maquiagem cotidiana, além de não ressecarem nem agredirem a pele. Porém, eles não são indicados para maquiagens mais resistentes, ao contrário dos demaquilantes cremosos e bifásicos, que são fabricados para retirar maquiagens pesadas.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).