Menu

Cuidados com a pele seca

Tem pele seca? Saiba neste artigo como cuidar melhor de seu tipo de pele!

A pele é a nossa porta de entrada; nossa carta convite. Portanto, é importante cuidar bem de sua pele e mantê-la sempre saudável, pois isso, além de evitar vulnerabilidade e, consequentemente, doenças, retarda o envelhecimento. Quem sofre com pele ressecada conhece bem aquele típico esbranquiçado em algumas regiões do corpo, principalmente no rosto, ou então aquele aspecto descamado de peles secas. A causa disso pode ser várias, incluindo a falta de água no organismo. A pele seca geralmente apresenta uma textura bem mais fina que a pele mista ou oleosa, além de dispor de menos elasticidade, o que pode fazê-la perder umidade, rachando, colando, descamando ou até inflamando.

Quem tem pele seca também pode apresentar ressecamento nas partes inferiores dos pés, pernas, braços, coxas e laterais dos abdomens. O pico do ressecamento geralmente acontece em períodos mais frios, visto que a baixa temperatura já é em si um fator que promove ressecamentos, porque o ar frio externo em contato com o ar aquecido interno provocam uma umidade mais baixa. E para quem tem pele ressecada o impacto é triplicado. Peles secas também atingem milhares de mulheres no mundo todo e não está restringido a nenhuma faixa etária, podendo surgir a qualquer momento. O problema não é só uma questão de saúde da pele, mas traz problemas estéticos. Os sintomas mais comuns de pele ressecada são coceiras ou descamações da pele, na maioria das vezes sem ferida ou lesões. Porém, se o quadro for agravado, as feridas podem tornar-se visíveis, atrapalhando até mesmo no sono.

Castanha da Índia, centelha asiática e sementes de uva são alguns dos alimentos que contribuem para trazer mais oleosidade à pele, podendo ser consumidas em forma de chás ou suplementos, além, claro, de sua forma natural. Outro fator importantíssimo para quem tem pele seca é mudar alguns de seus hábitos, tais como tomar banhos mais curtos e com água morna, usar sabonetes mais suaves, secar a pele de maneira suave e sem esfregar, usar óleos para banho e abusar dos hidratantes diariamente, evitar produtos derivados do álcool e adotar o umidificador para sanar o problema de ar seco. Além disso, lembre-se de sempre utilizar produtos adequados para sua pele, seja na hora da maquiagem, de sua remoção ou da hidratação da pele de seu corpo.

Por último e mais do que indispensável, temos a água. A água não pode ser negligenciada em sua rotina e deve estar sempre em sua bolsa. A ingestão regular de água não é só importante para a pele, mas sabemos de seus benefícios para o corpo como um todo. A falta da água não causa somente a pele seca, mas deixa seus cabelos mais fracos, além de vir muito frequentemente acompanhada de hipertensão e cálculos renais. A água lubrifica a pele, disfarça as rugas, combate a celulite e o envelhecimento, hidrata unhas e cabelos, ajuda a emagrecer e ainda contribui para a sua beleza. Com esses cuidados básicos, você manterá sua pele longe dos ressecamentos desagradáveis!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).