11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cuidados com os lábios

Lábios rachados, cheios de pequenas peles? Veja como mantê-los sempre muito sensuais e hidratados em qualquer época do ano!

Tudo bem que nem todo mundo nasce com os lábios da Jessica Alba, Natalie Portman ou Scarlett Johansson. Mas não é por isso que eles não merecem cuidados especiais, afinal é deles que saem as palavras mais importantes e também alguns dos momentos mais doces da vida. Símbolos de beleza e sensualidade, lábios bonitos são também um questão de saúde. A hidratação é um dos principais fatores para mantê-los sadios e belos – e, como sempre, deve ser feita principalmente de dentro para fora. A água é fundamental para o perfeito funcionamento do organismo, facilitando a circulação sanguínea e aumentando a oxigenação das células, o que é fundamental para pele, cabelos, unhas e lábios saudáveis. Beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia, procure fazer uma alimentação saudável e fique de olhos nessas dicas imbatíveis para cuidar dos lábios.

Na realidade os lábios são um tecido conhecido como semi mucosa, uma transição entre a mucosa interna da bica e a pele do rosto, por isso é bastante sensível às agressões externas, como sol, frio, vento, sal, cloro, cigarro, álcool etc. Eles devem estar sempre protegidos e hidratados com cuidados diários e básicos. Um deles é evitar puxar com os dedos ou com os dentes aquelas pelezinhas que volta e meia soltam dos lábios. Sim, elas são até normais por causa do processo de renovação de células, mas tendem a aumentar quando há escamação por causa do ressecamento causado pelo excesso de calor ou de frio. Quando essas peles são retiradas acontecem pequenas ulcerações que servem como porta de entrada para diversas infecções, inclusive aumentando a incidência de doenças crônicas como a herpes labial.

Então o que fazer quando essas pequenas peles que tanto incomodam aparecem? Como os lábios são muito vascularizados, qualquer pequena ferida tende a sangrar bastante e a demorar para cicatrizar porque também é uma região bastante úmida. O ideal então é promover uma esfoliação com produtos próprios para a área, com grãos bem pequenos. Faça movimentos suaves e circulares, mas no máximo uma vez por semana. Você mesmo pode preparar um esfoliante em casa com mel e açúcar, já que o mel é emoliente e o açúcar ajuda o tecido a reter água, ajudando na hidratação.

E por falar nela, agora que você já está fazendo a hidratação interna, faça também a externa. Você pode usar aquele creme para a região dos olhos, onde a textura da pele é bastante parecida com a dos lábios. Como esses cremes normalmente têm substâncias antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce, e hidratantes, como vitaminas C, E, D, D-Pantenol e Aloe Vera, a hidratação profunda evita a formação de ruguinhas em torno dos lábios. Há alguns cremes que já vêm com indicação para ambas as áreas e têm um gosto bastante agradável. Passe pela manhã e à noite, antes de dormir, mas se puder use também como base para o batom. Eles também merecem proteção contra as temperaturas extremas e os raios UV, por isso tenha sempre na bolsa um protetor solar labial. Se os lábios estiverem muito rachados, vire a noite com um creme contra assaduras sobre eles. Assim você estará fazendo um trabalho intenso contra as rachaduras e amanhecerá muito mais bonita.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).