11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cuidados após o preenchimento labial

Conhecer os cuidados após preenchimento labial melhoram recuperação e resultados estéticos alcançados!

Os cuidados após preenchimento labial são importantes para que esse procedimento estético apresente os resultados almejados pela paciente.

A técnica de preenchimento labial é frequentemente realizada com ácido hialurônico, uma substância segura e que está naturalmente presente no organismo.

O tratamento é indicado para pacientes que desejam aumentar ou harmonizar o volume dos lábios, o contorno labial e também as marcas ao redor da boca. Saiba mais a seguir!

Quais os cuidados após preenchimento labial?

Entre os fatores que deve receber atenção da paciente estão os cuidados após preenchimento labial, pois eles influenciam desde os resultados com o tratamento até a segurança do pós-procedimento.

É comum que após o preenchimento labial a paciente identifique algum nível de edema (inchaço) e hematoma (roxo). Dessa forma, recomenda-se que a técnica seja realizada cerca de 20 dias antes de algum evento social.

Em geral, esses sinais regridem entre 2 e 3 dias, mas isso vai depender da reação do organismo e também dos próprios cuidados após preenchimento labial.

Nos dias seguintes ao tratamento também é comum que as pacientes relatem a sensação de lábio esticado ou de descamação e ressecamento. Isso pode ocorrer devido à renovação da pele devido à hidratação promovida pelo ácido hialurônico.

Veja cuidados a serem tomados no pós aplicação de preenchimento labial

Considerando esses efeitos, a paciente também deve organizar-se para realizar adequadamente os cuidados após preenchimento labial, que incluem:

  • não há necessidade de repouso, mas a paciente não deve fazer atividades físicas extenuantes nos primeiros dias;
  • é preciso evitar a exposição solar nos primeiros dias após o tratamento e sempre usar o protetor solar indicado pelo especialista para evitar o surgimento de manchas;
  • nas primeiras horas após a técnica a paciente deve ter um cuidado adicional ao manusear objetos aos lábios, como copos e talheres;
  • é muito importante evitar qualquer tipo de pancada ou movimentos intensos no local do tratamento;
  • o incômodo gerado pela aplicação pode levar a paciente a desejar massagear os lábios, mas esses movimentos não devem ser realizados após o procedimento;
  • nas semanas posteriores ao tratamento expor-se a temperaturas extremas, seja frio ou calor, pode prejudicar a absorção do edema, deixando os lábios inchados por mais tempo;
  • mesmo evitando temperaturas extremas, a compressa de gelo pode ser usada para amenizar o inchaço e incômodo do local tratado, desde que não faça peso sobre os lábios;
  • no dia do tratamento e nos seguintes é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • o uso de produtos antioxidantes, como séruns e vitamina C, ajudam a potencializar os efeitos do protetor solar, mantendo a pele mais protegida e saudável;
  • siga uma rotina adequada de limpeza, tonificação e hidratação da pele, garantindo que ela fique hidratada;
  • evite maquiagens pesadas ou que apresentam risco de alergia nos primeiros dias após o tratamento.

Em geral, a recuperação após o preenchimento labial com ácido hialurônico é tranquila, mas a paciente deve buscar o auxílio médico especializado caso sinta dores, identifique feridas ou manchas esbranquiçadas na região tratada.

Mesmo com essas dicas, apenas o cirurgião plástico poderá avaliar o seu caso e identificar quais os cuidados após preenchimento labial indicados para você, assim como se esse tratamento estético é o mais adequado ao seu caso. Agende uma consulta e saiba mais!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).