11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Conheça os quatros tipos de pó para maquiagem

Mulher sempre quer uma maquiagem perfeita e sabemos bem que é fundamental conhecer nosso kit de maquiagem para qualquer eventualidade. Aqui você vai encontrar um explicação sobre os 4 tipos de pó: compacto, translúcido, iluminador e bronzeador.

Existem no mercado estes quatro tipos de pó – compacto, translúcido, iluminador e bronzeador – disponíveis para qualquer bolsa. Cada um deles tem uma função especial e, depois de os conhecer bem e quais as suas funções, você poderá fazer suas escolhas.

Pó compacto

Este pó é essencial em seu kit de maquiagem. É um pó que permite dar um acabamento final, após a aplicação da base e do corretivo, fazendo com que se evite zonas muito iluminadas. Ao longo do dia o seu uso é essencial para retocar a maquiagem, usando naquelas zonas onde o brilho começa a ser muito visível. O pó ideal para este efeito é aquele com a cor da sua pele. Teste antes de comprar na zona do queixo e pescoço.
Para aquelas que já começam a dominar bem as técnicas de maquiagem, podem aventurar-se na utilização deste pó para dar efeitos ao rosto. Podem, por exemplo, aplicar um tom mais escuro nos lados do nariz, para fazê-lo parecer mais fino, ou usar no osso do maxilar para alongar o rosto, fazendo uma linha reta a partir das orelhas.
Cuidado: o uso excessivo deste pó pode dar uma aparência pouco natural e realçar algumas rugas ou secar a pele em demasia.

Pó translúcido

É um pó sem pigmentos de cor e que serve para fixar a maquiagem. Contém umas partículas que conferem o brilho certo e deve ser aplicado com moderação. Se vai testar pela primeira vez, o ideal é aplicar na zona T (testa, nariz e queixo) e depois esfumar para o resto do corpo.
Cuidado: este pó não tem cor, mas é muito sensível ao flash. Se está a maquiar-se para uma festa, aplique pouco para não ficar nas fotos com a cara branca.

Pó iluminador

Para dar um aspecto mais saudável e jovem à pele, é essencial a aplicação de um pó iluminador. Os seus tons variam entre o prata e o dourado, e a escolha deve ser baseada no seu tom de pele: peles claras o prata, peles morenas o ouro.
Pode ser aplicado acima das maçãs do rosto, em cima do nariz, no canto interno dos olhos, abaixo do arco da sobrancelha e no arco do cupido (zona central acima do lábio superior).
Dica: caso não tenha pó iluminador, misture um pouco de pó compacto com sombra prateada ou dourada e aplique.

Pó bronzeador

Aplicado de preferência após a aplicação do pó compacto, permite acentuar a sua cor e dar um ar mais veraneante à sua pele. Deve ser feito com subtileza e com especial atenção a todas as zonas descobertas. Se vai usar uma blusa de alças, convém aplicar também nos ombros para não parecer pouco natural.

Depois de conhecer, agora resta-lhe escolher melhor para si e para a sua pele. Boas maquiagens.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).