Conheça o Shampoo a Seco e Condicionador a Seco

Saiba tudo sobre essa forma rápida e prática de dar um jeito bem bacana nos seus cabelos a qualquer hora do dia!

Há algum tempo ele praticamente só era usado nos bastidores dos desfiles, para dar aquele jeito rápido e milagroso no cabelo das modelos antes de entrarem na passarela. Agora, no entanto, assim como o condicionador a seco, o xampu a seco já está tomando conta das prateleiras dos banheiros mais descolados – e não é para menos, ele é uma verdadeira “mão da roda”. Ideal para aquelas horas em que você está morrendo de pressa, mas precisa do cabelo arrumado de qualquer maneira, o xampu a seco promove uma limpeza superficial, é verdade, mas tira aquele aspecto oleoso e ensebado de cabelo sujo. Como é em spray, o efeito aparece rapidinho e em poucos minutos sua aparência está completamente mudada. A aplicação também é bastante fácil: basta aplicá-lo na raiz dos cabelos, esperar alguns segundos e pentear do seu jeito.

É, vamos ser sinceros, o xampu a seco não limpa os fios, apenas dá aquela disfarçada boa na sujeira mesmo, como se fosse uma maquiagem. Mas para quem tem pressa ele é tudo, principalmente para quem tem a raiz dos fios oleosa. Assim que você aplica o produto fica parecendo que são pequenos grãos de pó, mas logo os cabelos ficam soltos, com balanço e com brilho. Mas não se engane, não dá para ficar só usando o produto, a lavagem tradicional e profunda dos cabelos é essencial para a saúde capilar, assim como as hidratações pelo menos a cada 30 dias. De qualquer forma, é o tipo de spray que não deve faltar na sua bolsa: é uma boa opção para quem faz academia e não quer lavar os cabelos todos os dias ou para quando aparecer aquele happy hour imperdível, aí é só correr para o banheiro e sacar seu grande trunfo para a noite.

Já o condicionador a seco tem uma ação um pouco diferente da do xampu, inclusive com nutrientes que ajudam a hidratar os fios. O produto dá mais flexibilidade às madeixas, com um efeito bastante parecido com os dos finalizadores, só que ainda mais leve. Por exemplo, há cabelos que são mais espessos e ficam com a aparência oleosa com os finalizadores, já com o condicionador a seco isso não acontece. No entanto, para aproveitar ao máximo as propriedades do condicionador a seco, ele não deve ser passado no cabelo sujo, ele deve estar limpinho justamente para não dar essa sensação de peso.

Outra boa competência para o condicionador a seco é que ele pode ser substituído pelo leave-in, os condicionadores sem enxágue. A vantagem é que ele também pode ficar lá na sua bolsa e, durante o dia ou na hora que for necessário, dar uma boa levantada o visual. Mas atenção, porque ele só deve ser aplicado aos fios secos, já que o cabelo molhado não consegue absorver o produto e ainda vai fazer com que o pó do spray de torne uma verdadeira lama. Então aproveite as beneficies da modernidade e leve seu “salãozinho” particular na bolsa!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).