Menu

Comprimentos de Cabelo: Saiba qual é o corte ideal de cabelo para cada formato de rosto

comprimentos de cabelo sendo cortado

Redondo, oval, quadrado? Cada tipo de rosto é mais valorizado por um corte de cabelo diferente. Veja quais são os comprimentos de cabelo ideais.

Quase toda mulher se importa muito com seu cabelo, afinal, ele é a moldura do nosso cartão de visitas. Estamos sempre preocupadas com o brilho, a hidratação, a cor e também com o corte que mais combina com as nossas características.

Um corte de cabelo bem feito tem o poder de ressaltar ainda mais suas qualidades, ajudando a disfarçar aqueles detalhes que trazem certa insegurança. Da mesma forma, o corte de cabelo errado pode deixar seu rosto com uma aparência desproporcional e desarmoniosa.

Confira o guia que nós preparamos com os melhores cortes e comprimentos de cabelo para cada formato de rosto. Identifique o seu e anote as dicas.

Rosto oval

O rosto oval é aquele que tem a largura maior do que o comprimento, com as bochechas levemente mais largas do que a testa e o maxilar. Algumas famosas com esse tipo de rosto são Nathalia Dill, Jessica Alba e Emma Roberts.

Este é um formato de rosto com medidas bastante equilibradas e sem ângulos muito marcados, fazendo dele o formato mais democrático em termos de cortes de cabelo, seja ele curto, médio ou longo.

Em geral, as mulheres que o rosto oval ficam bem com qualquer tipo de corte, desde os mais curtos até os mais longos, inclusive com franjas. Também caem bem os cortes repicados e volumosos. Um truque para que o rosto não pareça muito pontudo é dar volume aos fios logo abaixo do queixo.

as atrizes Nathalia Dill, Jessica Alba e Emma Roberts

Rosto quadrado

O rosto quadrado é aquele formato com a testa e o queixo mais largos, com a mandíbula bastante reta e marcada, seguindo até próximo da linha da orelha. Você pode ver esse formato de rosto na televisão com a Fátima Bernardes, a Alinne Moraes e a Mariana Ximenes.

Se o seu desejo for amenizar o formato característico, uma dica é investir em um corte de cabelo que amenize os “cantos” do quadrado. Para isso, invista em um corte mais básico com franja diagonal.

Para não acentuar ainda mais as linhas retas do rosto, o truque é evitar os comprimentos de cabelo curtíssimos e dar preferência aos médios e longos. Para disfarçar ângulos muito marcados, procure cobrir o contorno do rosto com as pontas dos fios repicados em camadas.

Fátima Bernardes, a Alinne Moraes e a Mariana Ximenes

Rosto redondo

A principal característica do rosto redondo são as bochechas mais largas, com a testa e o queixo mais arredondados. Os ângulos são bem definidos, com a região do maxilar sendo mais suave. Algumas famosas que têm esse formato de rosto são Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli e Miley Cyrus.

Os cortes mais indicados são os retos, de forma a cobrir as maçãs do rosto, conferindo um formato mais alongado. Os repicados não são proibidos; basta recorrer à técnica da altura da boca para baixo. As franjas mais indicadas são na diagonal.

O melhor comprimento para esse formato é abaixo da linha do queixo. Para não aumentar o volume do rosto, o mais indicado é evitar cabelos também volumosos.

Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli e Miley Cyrus

Rosto triangular

O rosto no formato triangular tem o maxilar mais largo que a testa, com a parte inferior do rosto mais pronunciada do que a superior. Olivia Palermo e Paola Oliveira são exemplos de celebridades com esse formato de rosto.

Para trazer equilíbrio às formas, são indicados os cortes mais trabalhos, com comprimento mais longo na frente e franjas mais longas.

O comprimento que mais favorece o rosto triangular é o médio, na altura dos ombros, com menos volume próximo ao queixo. As mulheres com traços bem delicados podem apostar nos curtíssimos também.

Olivia Palermo e Paola Oliveira

Rosto coração

O rosto no formato de coração é o oposto do rosto triangular, e por isso também pode ser chamado de triângulo invertido. A principal característica desse formato é que a testa é mais larga do que a região do maxilar, como se pode ver em Emma Watson, Deborah Secco e Sheron Menezes.

Os melhores cortes para este formato de rosto são variações do chanel, com franjas mais compridas ou laterais e desfiadas. Nesse caso, as franjas ajudam a dar mais volume no alto da cabeça, que disfarça o formato de coração.

Além dos cortes no comprimento chanel, os mais longos também podem favorecer o rosto com formato de coração. Um corte que pode desfavorecer este formato é o comprimento médio com fios na frente do rosto.

Emma Watson, Deborah Secco e Sheron Menezes

Rosto alongado

O rosto alongado, também conhecido como retângulo alto, tem um formato mais comprido e fino, de forma que a altura é maior do que a largura da face, com as maçãs estreitas e uma distância maior entre a testa e o queixo. Você pode ver esse formato de rosto em Gisele Bündchen, Sarah Jessica Parker e Claudia Raia.

Para o rosto alongado, o melhor comprimento é o médio, na altura do ombro, com corte desfiado em camadas. A franja mais adequada é curta e assimétrica – a longa pode dar a impressão de que o rosto é mais comprido.

Apesar da preferência pelo comprimento médio, os curtos e longos não são totalmente desfavoráveis. Para quem prefere os curtos, a dica é dar volume logo abaixo das orelhas. Já para aquelas que desejam ter o cabelo longo, recomenda-se investir nas camadas e nas mechas tom sobre tom.

Uma dica: em um evento social, cuidado na hora de escolher um penteado que aumentem o volume no alto da cabeça, como topetes, pois eles podem alongar muito o rosto.

Gisele Bündchen, Sarah Jessica Parker e Claudia Raia

Vale sempre lembrar que essas orientações são gerais. Cada pessoa é única e deve levar em consideração outras características do rosto, como o formato dos olhos, nariz e boca, sua personalidade e seus gostos na hora de escolher um corte de cabelo. Na dúvida, consulte um profissional visagista, especialista na avaliação do que mais combina com os formatos de rosto.

Você também pode gostar de: Saiba quais são os procedimentos estéticos destas 9 celebridades

 

 

 

  • 189
    Shares