11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Bumbum macio no inverno e no verão!

Quer a pele do bumbum sempre bonita e macia, em qualquer época do ano? Então veja aqui como se livrar daquelas bolinhas feias que insistem em tirar a sua alegria!

Não basta ficar horas na academia, ter bumbum empinadinho, durinho, mas cheio de bolinhas vermelhas e com a pele áspera. E são tantos os “males” que o coitado sofre: foliculite, estrias, alergias – sem falar na famigerada celulite. No inverno são as calças jeans apertadas, no verão o suor e em qualquer tempo horas e horas sentada, principalmente para quem trabalha fora. Mas será que tem como resolver e ficar com a pele do bumbum macia no inverno e no verão? Bem, o primeiro passo é cuidar de dentro para fora, porque em corpo desidratado não tem creme ou regime que dê jeito, a pele fica feia mesmo, pálida, sem elasticidade e sem vida. Então com ou sem sede o negócio é beber pelo menos 2 litros de água diariamente. Mas veja bem, refrigerante não vale, tem que ser água. É ela que irá ajudar na circulação do sangue, fazendo com que ele leva mais oxigenação às células e, automaticamente, deixando a pele mais bonita. Olho também para o que vai á boca, tire frituras e comidas gordurosas do cardápio e as substitua por saladas e frutas.

Agora que você já está hidratada e com a alimentação saudável, o aspecto da pele já vai mudar bastante, mas ainda pode ficar bem melhor. A hora então é de acabar com aquelas bolinhas ou cravos com ou sem pus, a foliculite, uma infecção dos folículos pilosos causada pela bactéria estafilococo, que chega pertinho do pelo que fica encravado. Ela costuma aparecer com mais frequência no inverno, quando a pele fica mais ressecada por causa das roupas de frio, mas se você não cuidar no verão elas estarão lá também. O ideal é procurar um dermatologista que deverá passar um tratamento à base de antibióticos, reinoides ou peroxido de benzoila, Roacutan (isotretinoina) ou peeling para os casos mais graves e cremes corticoides associados a alguma antibiótico tópico. Também podem ser feitos tratamentos com ácidos retinóico, salicílico ou glicólico, mas apena sum médico é capaz de indicar a melhor opção para cada caso.

Mas nem tudo é foliculite, e a melhor forma de deixar a pele do bumbum bem lisinha e bonita é mesmo fazendo um ritual regular de prevenção. Para isso o ideal é começar com uma esfoliação local com creme próprio ou sabonete, como o de semente de apricot. Com uma bucha, passe o sabonete ou o creme esfoliante suavemente na região com movimentos circulares e depois enxague. Quando sair do banho uma boa dica é passar um ácido glicólico em creme, que não é muito agressivo serve ao propósito. O ideal é fazer a esfoliação duas a três vezes por semana, mas a frequência deve variar de acordo com a sensibilidade da pele. No entanto, se a ideia é pegar sol no dia seguinte não use o ácido para evitar irritação. Você também pode fazer algumas receitas caseiras, misturando três colheres de sopa de sal em meio copo de iogurte natural. Também esfregue suavemente com uma bucha em movimentos circulares de forma que as células mortas sejam removidas, abrindo caminho para a pele nova. Depois do banho use sempre um bom hidratante corporal e pronto, a pele do seu bumbum vai estar sempre bonita e macia, seja qual for a época do ano.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).