11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

As indesejadas bolsas nos olhos estão te preocupando? Saiba o que fazer

bolsas nos olhos

Saiba como você pode se livrar das incômodas olheiras e bolsas de gordura e conquiste um olhar muito mais jovem.

As bolsas nos olhos, como olheiras e as bolsas de gordura abaixo do olhos, são sinais que causam muita insegurança, pois dão uma aparência de cansaço e noites mal dormidas. Embora esses dois fatores realmente contribuam para o aparecimento desses incômodos, existem mais alguns elementos que contribuem para o surgimento.

Envelhecimento, alergias, genética, fumo, desgaste físico, estresse, exposição excessiva ao sol e dietas muito severas também podem culminar no surgimento de olheiras e bolsas de gordura. Consequentemente, a prevenção desses sinais consiste em evitar todos esses fatores.

Porém, quando as bolsas nos olhos já estão instaladas, é necessário recorrer a alguns tratamentos. Que vão desde receitinhas caseiras até à cirurgia plástica nos casos mais graves.

como tirar olheiras

Compressas geladas

As compressas geladas são excelentes para reduzir o inchaço da região dos olhos depois de uma noite mal dormida.

Chá de camomila: faça um chá bem forte e, depois que ele esfriar, coloque o chá e o saquinho no freezer. Deite-se com a cabeça elevada e coloque os saquinhos de chá gelado sobre os olhos por 10 ou 15 minutos.

Soro fisiológico: umedeça chumaços de algodão com soro fisiológico e deixe-os no freezer até ficarem bem gelados. Aplique na região dos olhos.

Papinha de mamão com leite: bata 100 ml de leite com meio mamão, formando uma papinha. Aplique sobre os olhos e deixe agir por 20 minutos.

Mistura caseira: leve ao fogo 1 xícara de chá de leite, 1 colher de sopa de maisena e 1 colha de sopa de mel, até engrossar. Quando estiver morna, coloque a mistura sobre os olhos e cubra-a com um algodão umedecido. Deixe agir por 15 minutos.

Drenagem linfática

A drenagem linfática localizada na região ao redor dos olhos e na testa melhora a microcirculação dessa área, contribuindo para o alívio do acúmulo de líquidos (que causa o inchaço) e para o clareamento das manchas escuras.

Procedimentos Estéticos e Cirúrgicos

Caso os tratamentos menos invasivos não tenham surtido o efeito desejado, existe uma série de procedimentos estéticos e até cirúrgicos recomendados para acabar de vez com as olheiras e as bolsas de gordura sob os olhos.

Se esse for o seu caso, lembre-se de sempre procurar um médico dermatologista ou cirurgião plástico, que são os profissionais habilitados a realizar esses procedimentos com segurança.

Carboxiterapia

Indicado para pacientes com olheiras, linhas de expressão e flacidez, esse tratamento consiste na injeção de gás carbônico no tecido subcutâneo da pálpebra inferior por meio de uma seringa com microagulha.

O gás carbônico provoca a dilatação dos vasos, aumentando o fluxo sanguíneo e, em consequência, a oxigenação da área. Além disso, a carboxiterapia é capaz de estimular a produção de colágeno, que melhora a aparência das marcas de expressão. São necessárias pelo menos 10 sessões com intervalo de uma semana.

Peeling

O peeling é um procedimento que visa a combater as olheiras causadas pelo excesso de pigmento, especialmente as que têm coloração amarronzada.

Em geral, é feita uma média de 10 sessões de peeling com ácido tioglicólico em frequência semanal ou quinzenal, dependendo do caso. O peeling químico também pode melhorar a flacidez da pele local, ativando a produção de colágeno.

olheiras

Preenchimento de olheiras profundas

O ácido hialurônico, conhecido por ser utilizado no preenchimento labial, também pode ser utilizado para fazer o preenchimento das olheiras mais profundas, sendo indicado especialmente para quem tem olhos fundos. Em geral, é necessário se submeter a apenas uma sessão.

Esse procedimento costuma ser procurado por pacientes na faixa de 30 a 40 anos, pois é nesta idade que costuma acontecer uma perda de volume entre a bochecha e a pálpebra inferior (o sulco nasojugal), que caracteriza um sinal de envelhecimento.

O ácido hialurônico age em três frentes: a primeira delas consiste em aumentar o espaço entre a pele e os vasos sanguíneos que irrigam a região, diminuindo a aparência escurecida.

O segundo modo de ação desse procedimento se dá porque o ácido hialurônico tem o poder de diminuir a transparência da pele abaixo dos olhos por estimular o colágeno, e isso faz com que seja mais difícil enxergar os vasinhos.

Por fim, a terceira frente consiste em nivelar as bochechas e a região das olheiras, o que resolve o problema da profundidade da região, melhorando o aspecto.

Tratamento a laser

O tratamento a laser é indicado para os pacientes que possuem um alto grau de pigmentação na região das olheiras. Não sendo possível reduzi-la com a utilização de cremes. O laser age direto na melanina acumulada na região, destruindo as moléculas e, em consequência, clareando a área.

Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior é a cirurgia plástica que corrige alterações nas pálpebras inferiores, como a presença de bolsas de gordura acentuadas ou excesso de pigmentação abaixo dos olhos. Esse procedimento deve ser feito apenas pelo cirurgião plástico.

Para que a cicatriz seja o mais discreta possível, o corte é feito bem rente aos cílios inferiores. Por meio dele, o cirurgião plástico consegue a região para remover as bolsas de gordura. Em geral, o procedimento é feito com anestesia local e sedação para o maior conforto do paciente, durando cerca de 60 minutos.

A recuperação consiste em fazer compressas geladas nas 24 horas seguintes à cirurgia, utilizar óculos escuros de um a dois meses e evitar exposição ao sol e exercícios físicos por 30 dias. É normal que a região fique inchada e roxa, sendo que o resultado final aparece em torno de 3 meses depois.

creme para olheiras

Você também pode gostar de: Cirurgia Plástica: Saiba o que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta

 

 

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Daniela da Silva Daniela disse:

    Boa Tarde Dra Luciana, tenho 36 anos e depois que fiz uma cirurgia ortognática há 1 ano e meio e fiquei com um dos lados do rosto com a bochecha saltada e quando olham para mim logo perguntam se arranquei algum dente, gostaria de saber se dá pra resolver este problema, O cirurgião Buco Maxilo diz que não consegue enxergar este inchaço que eu e outras pessoas conseguem, e além do mais fiquei tbem com os lados do rosto com um buraco que eu não tinha antes desta cirurgia, e isso me deixa triste, o Dr disse que tinha feito bichetomia mas nem solicitei pois estava lá para uma ortognática, diante deste fato a senhora poderá me ajudar? e também vejo que minhas pálpebras superiores estão caidas e quando sorrio um dos meus olhos quase se fecham involuntariamente e gostaria de resolver também este problema, além de ter olheiras escuras e marcas de acnes. Aguardo um retorno
    Muito Obrigada
    Att
    Daniela da Silva Lima

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Daniela, sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.

  2. Hety P bispo disse:

    Eu tenho seios grande e gostaria de está reduzindo.moro em Cotia SP.