Amenizando as estrias para o verão!

O verão está chegando e com ele chegam todas aquelas preocupações de quem tem estrias. Veja nossas dicas de como ameniza-las com métodos caseiros fáceis, baratos e bastante eficientes!

Não demora muito até o verão dar as caras e, à medida que ele se aproxima, as expectativas de sair às praias em dias ensolarados e mostrar o corpão aumentam. Há quem trabalha para ter um corpo escultural o ano todo e quando chega no verão a única coisa que precisa fazer é tirar as roupas e curtir o clima tropical típico das terras brasileiras. Porém, mesmo com o corpo mais magrinho, sabemos que muitas mulheres sofrem com as terríveis estrias. As estrias não aparecem só em mulheres, mas o surgimento delas em homens é mais raro. Elas podem surgir por predisposição genética ou descontrole hormonal, mas aparecem especialmente em quem sofre do famoso efeito sanfona, que é quando a mulher engorda e emagrece de forma repetitiva e frequente, fazendo com que a pele vá perdendo sua elasticidade natural, se não estiver hidratada e saudável o suficiente. Elas aparecem quando a pele já não consegue mais se esticar tanto e, por isso, precisa forçar um estiramento, deixando ”rachaduras”. Gestantes também podem desenvolverem estrias, dependendo da elasticidade da pele.

Apesar de toda a dor de cabeça e vergonha que as estrias causam em um grande número de mulheres, existem algumas manhas que podem ajudar a mulher a ameniza-las para que elas não estejam tão evidentes. Veja abaixo algumas dicas que separamos especialmente para você que sofre de estrias, sem precisar recorrer a métodos mais invasivos, cirurgias e tratamentos mais caros.

1. Tratamento com diferentes óleos
Misture uma colher (sopa) de azeite, quatro gotas de óleo de sândalo, uma colher (sopa) de rosa mosqueta e uma colher (sopa) de óleo de gérmen de trigo. Quando a mistura estiver mais homogênea, aplique a mistura de óleos no local das estrias noite após noite, massageando circularmente toda a região por alguns minutos e lavando a área com água e sabão, posteriormente. Prefira aplicar o óleo durante o banho, uma vez que o vapor da água morna auxilia na penetração dos óleos na pele.

2. Tratamento com cafeína
Todas as manhãs, ao tomar seu delicioso café da manhã, lembre-se de que o pó do café é um excelente auxiliador no tratamento contra as estrias. Basta pegar o pó do café – ou o café já coado – e passar levemente sobre as regiões das estrias, sempre com movimentos circulares e ininterruptos. Após isso, enxague a região com água morna e pronto! Este procedimento deve ser feito de 2 a 3 vezes semanalmente. Com o passar de apenas algumas semanas, você já poderá ver resultados.

3. Tratamento com vinagre de maçã
Esta receita já ajudou muitas mulheres e amenizar seu quadro de estrias, de uma forma barata e 100% natural. A maçã ajuda a amenizar a intensidade delas e prevenir o alastramento delas, e no caso do vinagre de maçã, devido à sua concentração, o impacto é ainda mais positivo. Você pode fazer este tratamento de duas formas: passando o vinagre de maçã diretamente na região afetada pelas estrias todos os dias durante alguns minutos, fazendo massagens circulares e lavando posteriormente, ou, se preferir, ingerindo 3 colheres de vinagre de maçã toda manhã em jejum, antes do café da manhã.

Além dos tratamentos mencionados acima, não se esqueça de beber bastante líquido, hidratar a pele com esfoliantes, não usar roupas muito apertadas ou abafadas na região das estrias, evitar banhos muito quentes e sempre que for sair usar um protetor solar potente. Aliás, nada de ficar muito tempo exposta ao sol!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).