11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Amenizando as estrias para o verão!

O verão está chegando e com ele chegam todas aquelas preocupações de quem tem estrias. Veja nossas dicas de como ameniza-las com métodos caseiros fáceis, baratos e bastante eficientes!

Não demora muito até o verão dar as caras e, à medida que ele se aproxima, as expectativas de sair às praias em dias ensolarados e mostrar o corpão aumentam. Há quem trabalha para ter um corpo escultural o ano todo e quando chega no verão a única coisa que precisa fazer é tirar as roupas e curtir o clima tropical típico das terras brasileiras. Porém, mesmo com o corpo mais magrinho, sabemos que muitas mulheres sofrem com as terríveis estrias. As estrias não aparecem só em mulheres, mas o surgimento delas em homens é mais raro. Elas podem surgir por predisposição genética ou descontrole hormonal, mas aparecem especialmente em quem sofre do famoso efeito sanfona, que é quando a mulher engorda e emagrece de forma repetitiva e frequente, fazendo com que a pele vá perdendo sua elasticidade natural, se não estiver hidratada e saudável o suficiente. Elas aparecem quando a pele já não consegue mais se esticar tanto e, por isso, precisa forçar um estiramento, deixando ”rachaduras”. Gestantes também podem desenvolverem estrias, dependendo da elasticidade da pele.

Apesar de toda a dor de cabeça e vergonha que as estrias causam em um grande número de mulheres, existem algumas manhas que podem ajudar a mulher a ameniza-las para que elas não estejam tão evidentes. Veja abaixo algumas dicas que separamos especialmente para você que sofre de estrias, sem precisar recorrer a métodos mais invasivos, cirurgias e tratamentos mais caros.

1. Tratamento com diferentes óleos
Misture uma colher (sopa) de azeite, quatro gotas de óleo de sândalo, uma colher (sopa) de rosa mosqueta e uma colher (sopa) de óleo de gérmen de trigo. Quando a mistura estiver mais homogênea, aplique a mistura de óleos no local das estrias noite após noite, massageando circularmente toda a região por alguns minutos e lavando a área com água e sabão, posteriormente. Prefira aplicar o óleo durante o banho, uma vez que o vapor da água morna auxilia na penetração dos óleos na pele.

2. Tratamento com cafeína
Todas as manhãs, ao tomar seu delicioso café da manhã, lembre-se de que o pó do café é um excelente auxiliador no tratamento contra as estrias. Basta pegar o pó do café – ou o café já coado – e passar levemente sobre as regiões das estrias, sempre com movimentos circulares e ininterruptos. Após isso, enxague a região com água morna e pronto! Este procedimento deve ser feito de 2 a 3 vezes semanalmente. Com o passar de apenas algumas semanas, você já poderá ver resultados.

3. Tratamento com vinagre de maçã
Esta receita já ajudou muitas mulheres e amenizar seu quadro de estrias, de uma forma barata e 100% natural. A maçã ajuda a amenizar a intensidade delas e prevenir o alastramento delas, e no caso do vinagre de maçã, devido à sua concentração, o impacto é ainda mais positivo. Você pode fazer este tratamento de duas formas: passando o vinagre de maçã diretamente na região afetada pelas estrias todos os dias durante alguns minutos, fazendo massagens circulares e lavando posteriormente, ou, se preferir, ingerindo 3 colheres de vinagre de maçã toda manhã em jejum, antes do café da manhã.

Além dos tratamentos mencionados acima, não se esqueça de beber bastante líquido, hidratar a pele com esfoliantes, não usar roupas muito apertadas ou abafadas na região das estrias, evitar banhos muito quentes e sempre que for sair usar um protetor solar potente. Aliás, nada de ficar muito tempo exposta ao sol!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).