5 Dicas Para Emagrecer Com Saúde

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Perder peso não é a coisa mais fácil do mundo, mas também não é impossível!

Você de repente se deu conta de que não está gostando de nenhuma foto sua porque sua silhueta não parece assim tão legal?

Ou, então, você descobriu que suas roupas do ano passado não estão mais servindo muito bem?

As calças entalam na metade da coxa, o cós está apertando sua barriga e as blusas de repente ficaram muito apertadas?

Se você se identificou com uma dessas situações, é bem possível que você esteja tentando emagrecer. E pode ser que não seja apenas por estética, e sim por recomendação médica – afinal, a obesidade é causa de muitas outras doenças, como diabetes, problemas cardíacos, doenças nas articulações, dores e até mesmo alguns tipos de câncer.

Seja qual for o seu motivo para desejar perder peso, emagrecer não costuma ser uma tarefa muito fácil. Isso porque esse processo envolve uma série de hábitos e mudanças, que muitas vezes demandam um esforço da nossa parte.

Apesar disso, eliminar alguns quilos e manter o novo peso não é impossível – nem precisa ser uma tortura. Confira 5 dias que preparamos para facilitar esse processo:

  1. Não espere o verão! Comece agora!

Esperar até a chegada dos dias mais quentes para iniciar o “projeto verão” não é uma boa ideia, pois você vai perceber que seus esforços poderão não ser suficientes até a data da próxima ida à praia.

Da mesma forma, deixar para iniciar uma dieta “na segunda-feira” ou “no primeiro dia do mês” também acabam causando mais ansiedade do que benefícios.

Quando colocamos na cabeça que vamos começar a controlar a alimentação a partir de uma determinada data, acabamos “aproveitando” o tempo restante para cometer excessos e devoramos muito mais comida do que deveríamos.

Você não precisa fazer uma “despedida” da comilança, pois, mesmo fazendo dieta, ainda será possível comer um docinho de vez em quando (de vez em quando mesmo, hein?).

Já que você está decidida a emagrecer, o melhor momento para iniciar é agora.

  1. Procure um profissional de nutrição

Emagrecer com saúde significa que você precisa ter o acompanhamento de um profissional especializado no ramo da nutrição, seja ele um nutricionista ou um nutrólogo.

Esses profissionais estudaram para reconhecer as necessidades do seu corpo e podem te ajudar a encontrar um cardápio que se encaixe ao que seu organismo precisa e também à sua rotina.

Afinal, não vai adiantar nada você se propor a fazer uma dieta que, na prática, você não tem como cumprir. Se você almoça em restaurante, é preciso aprender a montar seu prato.

Se você faz todas as refeições em casa, você precisa saber como preparar seus alimentos. Isso tudo são conhecimentos que esses profissionais podem te ajudar a adquirir.

Além disso, o nutricionista ou o nutrólogo vão garantir que você não está cometendo nenhum tipo de abuso que possa causar um dano ao seu corpo, como uma deficiência de algum nutriente.

  1. Esqueça as dietas da moda e foque na reeducação alimentar

Fazer a dieta da lua, a dieta do limão ou a dieta líquida até podem te ajudar a perder alguns quilos bem rápido, mas por quanto tempo você vai aguentar essa rotina?

O resultado inevitável é que, pouco tempo depois, os quilos perdidos acabam voltando.

Além disso, fazer uma dieta restritiva acaba tendo alguns efeitos adversos e você pode começar a se sentir fraca, com dor de cabeça e com dificuldades de concentração.

Sem comida o suficiente, sua produtividade no trabalho vai cair e você vai ficar mal-humorada, prejudicando seus relacionamentos.

Uma perda de peso saudável e duradora depende da nossa consciência para fazer melhores escolhas alimentares, de forma a manter uma alimentação adequada mesmo com os compromissos sociais – ou seja, o melhor caminho é a reeducação alimentar.

Esse processo nos permite adquirir um aprendizado sobre alimentação e saúde, e é mais um ponto em que um nutricionista pode te ajudar.

  1. Não pule refeições

Ficar sem comer pode parecer útil quando queremos emagrecer, mas saiba que isso não é uma boa ideia. Pular refeições até pode resultar na diminuição de alguns gramas na balança, mas o custo disso é muito alto.

Seu corpo vai começar a sofrer com a falta de alguns nutrientes e você pode acabar passando mal, sentindo dor de cabeça e tontura.

Além disso, se você pular uma refeição, é muito provável que você vai ter com muita fome quando finalmente for comer.

E aí, você sabe: será praticamente impossível controlar o apetite e evitar comer demais. O resultado é que você vai acabar consumindo ainda mais calorias.

Por isso, procure fazer pelo menos 5 refeições por dia, incluindo café da manhã, almoço e jantar e dois lanches entre elas. Comer mais vezes ao dia, ingerindo uma quantidade pequena de alimento, ajuda a acelerar o metabolismo.

  1. Pratique exercícios físicos

Não adianta: emagrecer é o resultado de uma dieta equilibrada associada à prática de exercícios físicos. Isso porque você precisa gastar mais calorias do que você consome para que seja possível eliminar alguns quilos.

Se você gosta de ir à academia, solicite ao instrutor que monte um treino adequado para que você queime calorias, com muitos exercícios aeróbicos.

Porém, caso você não se dê bem com a academia, você ainda pode recorrer aos exercícios ao ar livre, como fazer caminhadas moderadas pelo menos 3 vezes por semana, corrida ou andar de bicicleta. O importante é se movimentar!

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Essas dicas não são impossíveis de ser seguidas, não é mesmo? Claro que elas demandam persistência para se tornar um hábito, mas elas são bem menos complexas do que passar fome. Bom emagrecimento!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
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