11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

5 dicas para evitar que o rosto fique oleoso durante o dia

Quem tem pele oleosa sabe do drama que é controlar diariamente o excesso de brilho e oleosidade da pele. Neste artigo, você vai descobrir 5 dicas para quem sofre desse mal!

Geralmente, quem tem oleosidade excessiva na pele precisa estar limpando o rosto e tirando o brilho, principalmente da região do nariz, várias vezes ao dia. Lavar o rosto mais vezes e estar sempre portando lencinhos umedecidos são algumas das medidas preventivas mais comuns, utilizadas pela grande maioria das mulheres que possuem pele mais oleosa. Existem, no entanto, alguns segredinhos que podem diminuir consideravelmente o grau de oleosidade e proporcionar um aspecto mais saudável à sua pele. Separamos algumas dicas que irão ajuda-la a proteger melhor sua pele contra a oleosidade e, de quebra, afastar os temidos cravos e espinhas, muito frequentes em quem tem pele oleosa.

1. No banho
O primeiro vilão é a alta temperatura da água do banho. A alta temperatura da água remove excessivamente a oleosidade da pele e, por falta dela, o organismo é então incentivado a produzir mais sebo para repor o que foi removido. O resultado é que a oleosidade acaba aumentando. Preferir por águas mais frescas ou mornas pode ajudar a solucionar este problema, além da escolha do sabonete ideal para sua pele. Ao lavar o rosto, utilize produtos próprios para fazer a limpeza dessa região.

2. Franja
Pode parecer brincadeira, mas a oleosidade do cabelo também influencia na oleosidade da pele do rosto, principalmente na região da testa, uma vez que a franja abafa o local. Por isso, especialmente durante épocas de maior calor, evite deixar a franja caída na testa e, se não quiser cortá-la, deixe-a preferivelmente presa e sem contato com o seu rosto.

3. Proteção contra o sol
Os protetores solares jamais devem ser ignorados. Porém, no caso de quem apresenta uma pele mais oleosa, recomenda-se o uso de protetores específicos para este tipo de pele, com no mínimo FPS 30. Aliás, esta dica vai para todos os produtos que você vier a utilizar no corpo e rosto! Ao escolher produtos próprios para seu tipo de pele, eles não só servirão para o propósito final, mas atuarão, de quebra, no controle da oleosidade de sua pele.

4. Lenços umedecidos
Quando estamos longe de casa, fica difícil e nada conveniente levarmos todos os cremes e acessórios de limpeza conosco para lá e para cá. Os lenços umedecidos são leves, compactos e aliviam aquela sensação pegajosa da pele, apesar de não conseguirem remover por completo o problema da oleosidade. Nessas horas, uma loção adstringente e plaquinhas de algodão podem ser bastante úteis para limpar a região, sem estimular a produção de mais sebo.

5. Maquiagem
É muito comum ficarmos com vergonha daquele brilho excessivo e próprio de quem tem a pele mais oleosa, mas, muito cuidado ao usar maquiagens, pois, assim como no caso dos cremes, existem maquiagens que estimulam a produção de sebo no rosto, podendo agravar ainda mais a situação. Por isso, busque por produtos desenvolvidos especialmente para sua pele. Se houver a limpeza adequada da pele do rosto antes da aplicação da maquiagem, poderá usá-la sem medo. Você também pode optar por opções com efeito mate, que dão um aspecto mais seco à pele oleosa, além de contribuírem para sua beleza.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).