5 combinações de ervas termogênicas que ajudam a emagrecer

Quer emagrecer com plantas? Conheça 5 combinações de plantas termogênicas que vão ajudar você a emagrecer.

Hoje estamos falando de plantas que ajudam a emagrecer. Vamos conhecer 5 combinações de plantas termogênicas para emagrecer, mas primeiro vamos só perceber o que são plantas termogênicas:

Plantas termogênicas – são plantas que aceleram o metabolismo e por isso ajudam a queimar gorduras de forma mais eficiente. Pode-se dizer que são plantas quentes. Aquecem o corpo, permitem a quebra da gordura acumulada e assim ajudam a emagrecer. São também excelentes aliadas para baixar o colesterol. São ainda consideradas anti-inflamatórias e ajudam a regular o índice glicémico (o nível de açúcar no sangue).

Pode usar estas plantas ou ervas de mais que uma maneira. Os alimentos podem ser temperados com uma combinação de plantas termogênicas que vão ajudar o organismo a digerir melhor o que você come, ou pode também usar em chás.

Algumas plantas termogênicas mais conhecidas são: canela, gengibre, pimenta vermelha, café, abacaxi, chá de hibisco e chá verde.

Mas para emagrecer corretamente você não precisa apenas de queima gorduras. Vai ser necessário fazer uma combinação correta para que o organismo assuma o papel do queima gorduras da forma certa e não lute contra ele. As recomendações mais comuns são as que englobam uma mistura de 3 plantas: uma termogênica, uma desintoxicante e uma diurética. Já conhecemos o efeito da termogênica. A desintoxicante vai permitir dizer ao organismo que este deve colaborar e deixar a gordura ir, será quase que uma mensageira para o corpo. A terceira, diurética, permite que o organismo liberte o que está a mais. É a planta da limpeza.

Agora que já compreendemos que o emagrecer não é apenas o efeito de uma planta, vamos aprender como usá-las. Hoje falemos de chás. Apresentamos cinco combinações de chás que podem ser tomados para obter o efeito de emagrecer. O chá é feito com a mistura de três plantas com as qualidades referidas (termogênica, desintoxicante e diurética). Aconselhamos que faça a mesma infusão durante pelo menos 3 dias para que o organismo se aperceba que realmente é esse o efeito que pretende. Ao fim dos 3 dias pode mudar para outra combinação.

As 5 combinações selecionadas:

1 – Chá branco + hibisco + carqueja
2 – Carqueja + centelha + cavalinha
3 – Dente-de-leão + chá verde + hibisco
4 – Chá verde + boldo + cavalinha
5 – Dente-de-leão + centelha + alfafa

Para preparar o chá, misture uma colher de sopa de cada erva num recipiente de vidro ou porcelana e verta água acabada de ferver em cima. Tape e deixe assim por cerca de 10 minutos. Ao fim deste tempo, coe e beba entre as refeições ao longo do dia. Deve fazer o chá apenas para um dia. Se sobrar algum, deve descartá-lo pois perde as suas propriedades fitoterapêuticas de um dia para outro.

Agora me diga, conhece outras combinações que se possa adicionar aqui à lista apresentada? Qual o seu chá preferido? A sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário, vou ler com carinho!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp