Menu

4 coisas que você faz que deixam seu cabelo oleoso

Você não aguenta mais o excesso de oleosidade dos fios e não faz ideia do que está provocando isso? A seguir, você encontrará 4 erros fatais que devem ser combatidos o mais rápido possível.

Passar a mão ou escovar os fios com muita frequência

O couro cabeludo é muito sensível ao movimento. Se você costuma passar as mão entre os cabelos, ou mesmo jogando a franja para o lado sempre que ela começa a incomodar, então você, sem saber, já está contribuindo para uma maior produção de de sebo no couro cabeludo, a chamada oleosidade. A dica é simples: mudar o mau hábito. Ou seja, mantenha suas mão longe dos fios a maior quantidade de tempo possível. O mesmo vale para a escovação excessiva, a qual deve ser usada apenas quando for realmente necessária. Tomando os esses cuidados com certeza seus cabelos se tornarão ainda mais limpos, leves e, claro, menos oleoso. E se a franja insistir em perturbar, prenda-a com um grampinho.

Uso errado do secador

A melhor e mais recomendada forma de secar os cabelos é deixando-os secarem naturalmente, sem o auxílio de qualquer secador. No entanto, se você costuma ter pressa, aqui vai mais uma dica de como lidar com o eletrônico sem causar danos a seu cabelo. Primeiramente, certifique-se de que seu secador de cabelo tenha um protetor térmico. Sempre o use após o banho e quando estiver utilizando-o, mantenha-o a uma distância de aproximadamente 15 centímetros. Assim o calor não provocará a produção de sebo excessivamente.

Exposição à água quente

As glândulas sebácias são facilmente estimuladas se expostas ao calor. Logo, mesmo com todos os cuidados citados anteriormente você pode ainda estar esquecendo de um dos itens principais a temperatura adequada da água na hora do banho. Esta deve estar no máximo morna. Uma dica valiosa: antes de sair do banho completamente, dê um jato extra com água fria, a qual cuidará que as escamas dos fios voltem a fechar, garantindo mais brilho ao cabelo.

Leave-in à base de óleo

Para quem se queixa de oleosidade do cabelo, não deve haver discussão quanto à escolha dos finalizadores: ele tem de ser à base de água. Nada de usar leave-in à base óleo. Policie-se quanto a isso! Uma outra alternativa para deixar os cabelos mais bonitos e saudáveis, são os famosos sprays. Estes podem ser aplicados a uma distância de até 30 cm, bem longe da raiz. Com isso você terá um ótimo efeito revitalizante sem deixar o cabelo oleoso ou “lambido”.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).