2 máscaras caseiras para a sua pele

Veja como deixar sua pele sem manchas, completamente nutrida e rejuvenescida com duas máscaras caseiras à base de abacate, mel e limão!

Nem sempre é preciso gastar uma fortuna em produtos para ter ótimos resultados: há várias máscaras caseiras muito práticas de fazer e eficientes. Duas delas são as de mel e limão e as de abacate, produtos encontrados pertinho da sua casa e bastante acessíveis, que ajudam a limpar, clareia e tonificar a pele. Tudo o que você precisa é de disciplina para manter a regularidade das aplicações, já que são menos concentradas do que as profissionais – a de mel e limão, por exemplo, clareia a pele em apenas uma semana. Sem conservantes nem produtos químicos, as máscaras caseiras vão deixar sua pele muito macia, saudável e com aquela aparência de quem acabou de sair do banho. A hidratação é importante em qualquer tratamento estético, a dica é manter-se hidratada ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia. Dê preferência por fazê-las à noite, de forma que a pele não seja exposta ao sol, e retire bem todos os resquícios da máscara antes de dormir. Então abra a geladeira e comece já seu tratamento de beleza!

A máscara de abacate é ótima para hidratar a pele, já que a fruta é rica em gorduras, nutrientes e mais de 20 vitaminas e minerais, entre eles as vitaminas C, E, K, B6, magnésio, ácido fólico, potássio e fibras, ômega 3 e fito nutrientes saudáveis que ajudam o organismo a absorver os antioxidantes. Na dieta diária o abacte é excelente para a redução dos riscos de pressão alta derrame e ataques cardíacos. Para a beleza, a fruta é especialmente indicada para quem tem pele secas ou ressacada pelo frio do inverno: o óleo do abacate é um poderoso hidratante natural, portanto ele, puro, já é considerado um verdadeiro antirrugas natural – sim, porque a pele perde a elasticidade criando rugas justamente quando perde água.

Tudo o que você tem a fazer é fazer uma pasta amassando algumas fatias da fruta e passa-la no rosto, assim mesmo, pura, e deixar agir por 10 minutos, enxaguando em seguida. Você também pode apenas esfregar suavemente a casca na pele durante 3 minutos, deixar descansar por 10 e então enxaguar. Se quiser fazer uma máscara purificadora, basta acrescentar ao abacate maduro amassado 1 colher de chá de mel (para pele seca) ou 1 colher de chá de suco de limão (para pele oleosa) e aplicar massageando suavemente no rosto e no pescoço, deixado agir por 15 a 30 minutos. Retire com bastante água. Se quiser uma máscara esfoliante basta acrescentar ao abacate 1 clara de ovo, 2 colheres de farinha de aveia e 1 colher de suco de limão, repetindo o procedimento.

Já o mel tem excelentes propriedades de renovação da pele, acelerando o processo de cicatrização e alto pode nutritivo, antisséptico e antioxidante graças ao um mix de sais minerais, principalmente cálcio e magnésio, e vitaminas C, E e do complexo B – isso sem falar no açúcar, que reforça a barreira de proteção da pele, fornece mais energia às células e favorece a hidratação. Por outro lado, o limão clareia manchas, são antibactericidas ajudando no tratamento da acne, rejuvenesce a pele por ser rico em vitamina C e ácido cítrico (ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres) e ainda ajuda a esfoliar a pele. Então imagine o que uma máscara de mel e limão não faz pela sua pele? Bastam duas colheres de mel 100% natural e o sumo de um limão pequeno, aplicando diretamente sobre a pele durante 30 minutos todos os dias durante uma semana e sua pele ficará livre de manchas, rejuvenescida e perfeitamente nutrida.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Emilia disse:

    Boa tarde e obrigada pela receita da máscara de abacate.

  2. lucia gomes disse:

    adorei