11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

A beleza da mulher durante a gestação

A gravidez é uma época mágica na vida da mulher, mas alguns transtornos podem ocorrer por conta das transformações que ocorrem em seu corpo. Conheça algumas dicas para ficar sempre bonita durante esse período. 

Os cuidados devem começar com as tinturas de cabelo, pois muitas delas não são indicadas para gestantes. As mamães devem evitar pintar os cabelos nos primeiros três meses de gestação, mas se mesmo assim você tiver que pintá-los, dê preferência aos bastões de retoque temporário e as tinturas de henna, que não prejudicam a gestação e não fazem mal ao bebê. Já o alisamento deve ser algo a ser esquecido durante toda a gestação, pois muitos dos produtos destinados à prática não possuem uma fórmula confiável, podendo ter até mesmo formol em sua composição. A estrutura dos cabelos muda durante a gravidez e os resultados podem não ser os esperados. O ideal nesse período é a hidratação, a escovação com secador ou chapinha.

Quanto à pele, a gestante não tem muitas restrições, podendo fazer limpeza de pele sempre que julgar necessário, principalmente por que nesse período, a pele tende a manchar com mais facilidade. Contudo é necessário evitar alguns produtos, como os esfoliantes, cuja composição apresenta ácido que podem ser absorvidos pela epiderme. As manchas que podem surgir são ocasionadas pelo aumento dos hormônios e podem permanecer por mais tempo se a mamãe for exposta a longos períodos sob o sol ou calor. Evite ficar exposta ao sol durante longos períodos e nos horários em que ele “castiga” mais. Por isso é sempre importante usar o filtro solar mesmo nos dias nublados e se for utilizar algum produto tira -manchas, dê preferência aos naturais com vitaminas C e E.

Outro problema que pode surgir na gestação são as estrias e para evitá-las é preciso manter o peso adequado durante todo o período gestacional. Além disso, a mamãe deve fazer algum exercício (indicado por profissional qualificado) e manter a pele sempre bem hidratada com cremes e óleos indicados por um dermatologista. Se já tiver estrias, o cuidado deve ser redobrado, pois ali as fibras já foram quebradas e o local pode ser afetado novamente. A aplicação de óleos especiais também ajuda a evitar estrias, principalmente na barriga, coxas, glúteos e embaixo dos braços.

Também é importante cuidar para que não surjam varizes e para isso é importante evitar ganhar muito peso, não ficar muito tempo sentada ou em pé, procurar dormir por 8 horas ou mais e fazer alguns exercícios indicados a gestantes, como hidroginástica e natação. Evite exercícios de musculação que fazem pressão sob o abdômen e nas pernas. Se for necessário use meias de compressão, contudo deve ser indicadas por um profissional. No mais, tente fazer exercícios de acordo com suas necessidades, faça uma dieta balanceada sem muitos carboidratos e alimentos que costumam prender o intestino. É interessante manter uma dieta rica em fibras e ingerir muito líquido.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).