11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Moda Militar Masculina

Veja como entrar no clima da tendência militar sem parecer que você está acabando de chegar da guerra! 

É verdade, praticamente todo ano a moda militar retorna ao cenário fashion no inverno, mas em 2015 parece que ela vai realmente dominar a moda masculina. Claro, ela já é uma velha conhecida de quem gosta de andar de acordo com as tendências, e sempre esteve presente através dos coturnos e dos óculos aviador – e justamente por isso está sempre sendo reinventada. As releituras deste ano de tecidos camuflados, casacos militares e calças estão ainda mais elegantes. Os tons de verde fechado, do oliva ao musgo, de marrons e vinhos também estão em alta. A verdade é que o estilo está mais charmoso do que nunca e ganhou espaço nos desfiles das principais marcas de moda masculina. Mas atenção, nada de sair por aí fantasiado de militar, lembre-se que o exagero é arqui-inimigo da elegância. A grande dica é usar apenas algumas (ou uma!) peça inserida no look como referência.

Um dos principais segredos para usar o estilo militar é saber escolher as peças, elas precisam seguir o seu estilo: mais esportivo, mais clássico, mais arrojado. Outra dica é que quanto mais com aparência vintage, melhor. Por que? Simples, o estilo militar faz tanto sucesso entre os homens justamente evocar valores importantes para esse público, como virilidade, coragem, respeito, honra, caráter – e aí quanto mais com jeitinho antigo mais parece verdadeiro. Como há uma grande variedade de peças, você pode inserir o estilo militar no seu dia a dia de uma forma natural e com bom gosto, desde os acessórios como relógios, óculos de sol, mochilas, bolsas e cintos, até coturnos, botas, casacos, camisas e calças. Mas, lembre-se, nada de usar tudo de uma vez só, afinal você não está chegando da guerra.

Uma forma muito interessante de aderir à moda é usando suas referências – e aí as cores são muito importantes. Além dos tons de verde, caqui, marrom, cinza e preto também remetem ao militarismo. Aproveite para escolher casacos e jaquetões nesses tons, com fivelas, bolsos laterais na altura da cintura e o corte reto e sóbrio que tanto caracteriza esse estilo tão charmoso. Você pode optar entre as Bomber, aquela jaqueta de aviador em couro ou nylon, com barra ajustada, punhos mais curtos e forro generoso, dando a impressão de robustez; as Parkas, inspiradas nos casacos de campanha em sarja grossa ou lona, bolsos com tampa, amarração na cintura e com ou sem capuz; e os casacos propriamente ditos, inspirados na vestimenta dos oficiais, normalmente confeccionados em lã, mais ajustados ao corpo, com golas grandes e com abotoamento duplo.

As calças cargo já são um clássico, mas esse ano a moda pede calças mais justas. Uma boa dica é manter o jeans e apostar nos casacos e acessórios para dar aquele toque sem parecer exagerado. Outra dica é deixar para mostrar seu lado militar nas bolsas, mochilas, relógios e óculos. No máximo um coturno junto, mas aí deixe o resto do visual básico, ou seja, calça, camisa e casaco sem referências militares. Já as botas e sapatos, por exemplo, são peças fáceis de combinar, há vários modelos diferentes – para você ter uma ideia, até a Nike lançou pelo menos dois modelos de tênis do tipo. Ou seja, seja qual for a ocasião você pode aderir ao clima.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).