11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cuidados com os pés masculinos!

pés masculinos

O cuidado com os pés é essencial para a saúde de qualquer pessoa e isso também inclui o público masculino. Veja algumas dicas de como cuidar melhor da saúde de seus pés.

Cuidar dos pés já deixou de ser algo exclusivo do universo feminino há muito tempo e, em todo o mundo, muitos homens já migraram para o mundo do embelezamento. Porém, o cuidado com os pés não se limita somente às questões de beleza e, assim como no caso das mulheres, é um hábito primordial para manter a saúde do corpo, visto que os pés também são uma via de entrada. Nossos pés sustentam nossos corpos por horas à fio todos os dias, ficando, muitas vezes, abafados dentro dos calçados ou mesmo vulneráveis a uma série de bactérias, fungos e micróbios do meio externo.

Além disso, essa questão é unanime entre as mulheres. Por mais belo que o corpo de um homem possa ser, pés feios e mal cheirosos cortam qualquer clima! Nenhuma mulher deseja sair com um homem que tenha chulé ou unhas maltratadas e cheias de frieiras ou micose. E isso é mais do que justo, ou você gostaria de uma mulher com este tipo de pé? O fato é que muitos homens ainda não estão acostumados com esse hábito saudável. Se você também sofre de mal cheiro ou infecções frequentes nos pés, confira nossas dicas e deixe esse mau hábito para trás!

1. Lave sempre os pés com sabonete e hidrate-os bem diariamente, além de escolher os cremes específicos para a região, levando também em conta seu tipo de pele. Para lavar os pés, use sempre uma bucha já que só o sabonete não garante a higiene completa da região.

2. Após higienizar os pés, seque-os muito bem para evitar a umidade entre as dobras e dedos, o que contribui para o surgimento do chulé. Para afastar as bactérias e fungos, opte por talcos antissépticos que irão ajudar a eliminar a sujeira, além de deixar os pés mais perfumados.

3. Pare de lixar os pés! Lixar os pés é um hábito de muitos homens e isso deixa a pele dos pés ainda mais grossa, já que o corpo entende isso como uma agressão e, toda vez que você agride a pele, a pele surge mais grossa. O ideal é sempre optar pelos esfoliantes fabricados propriamente para os pés, que ajudam a eliminar a pele morta e hidratar a região.

4. Quando for sair às compras, sempre prefira meias de qualidade superior e, preferencialmente, as feitas de algodão. As meias de algodão permitem que os pés respirem melhor e isso evita o abafamento, além de trazer maior absorção do suor durante o esporte, por exemplo.

5. Use sapato na medida certa. Sapatos largos nem precisa dizer o motivo e os mais apertados devem ser evitados, pois, além de comprimir os pés e atrapalhar na circulação da região, pode deixar hematomas nos dedos ou até nas unhas. O ideal é usar sapatos do tamanho e formato certos para seu pé e, principalmente, confortáveis. Não é só uma questão de beleza e saúde dos pés, mas do corpo como um todo, visto que um calçado desconfortável pode acometer até a coluna vertebral.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).