Motivos para incluir a batata doce na dieta

Você que está preocupada com os quilinhos a mais e que não consegue um bom desempenho na academia tem que adicionar a batata doce na sua dieta. Conheça os benefícios e a melhor forma de consumir o alimento.
Nem sempre conseguimos os resultados desejados com a malhação e talvez seja por conta da alimentação que também deve ser adequada. Com dieta e disciplina é possível obter melhores resultados e uma das novidades a respeito da alimentação é a adição da batata doce a alimentação. A batata doce ajuda a afinar a cintura e a diminuição de medidas, por conta dos muitos nutrientes essenciais que ela possui. Trata-se de um alimento rico em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, tem uma absorção lenta pelo organismo, dessa forma a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea e não há muito estímulo a insulina (hormônio que causa fome e acúmulo e gordura.
A batata doce é nativa das Américas e está presente na alimentação de diferentes culturas há muitas gerações. No Brasil existem basicamente 4 variedades: batata-branca, roxa, angola ou terra-nova e avermelhada. É um alimento que auxilia no controle do colesterol, mesmo com mais quantidades de calorias que uma batata inglesa. Isso porque ela apresenta características e nutrientes fabulosos. Os benefícios da batata doce podem ser maiores quando aliados a prática de exercícios e é por isso que muitos adeptos da musculação adicionam o alimento a sua dieta. Isso porque ela oferece energia para os treinos, principalmente a musculação.
Ela é rica em fibras, potássio, ferro e vitaminas E, A e C, apresenta cinco vezes mais cálcio e o dobro de fibras de uma batata-inglesa. Além disso, auxilia no controle das taxas de insulina e consequentemente no controle da diabetes, fortalece o sistema imunológico devido as quantidades significativas de vitamina A, reduz o colesterol total, auxilia na digestão por conta das fibras, ajuda a prevenir câncer, regula a pressão arterial, reduz câimbras e ainda faz bem para a pele. A vitamina A da batata doce age como antioxidante, atuando também na manutenção dos ossos e da pele. A vitamina A é um importante formador de colágeno, que ainda previne a anemia.
O consumo da batata doce também interfere na digestão e no aproveitamento de seus nutrientes. Trata-se de um vegetal que não pode ser consumido cru de forma alguma, pois além de ter um gosto e textura ruins, o corpo não consegue digerir completamente se não estiver cozido. O ideal é consumir a batata doce cozida ou grelhada e só retirando a casca quando for comer, pois também se preserva os nutrientes. Se preferir consuma a batata doce com casca, caso queira aproveitar por completo seus benefícios. Cozinhe – a toda ou em pedaços grandes, evitando consumi-la frita, principalmente se a intenção for perder alguns quilos. Mantenha sempre uma dieta balanceada e se possível, consulte um nutricionista para auxiliar na dieta.
OLA,TENHO 35 ANOS PESO 42 KILOS E ESTOU DESESPERADA A GANHAR MASSA
VOU COMEÇAR A FAZER MUSCULAÇAO E JA FAÇOCAMINHADA TRES X POR SEMANA,GOSTARIA DE SABER A QUNTIDADE DE BATATA DOCE QUE DEVO INGERIR POR DIA,E PODE SER COMIDA QUALQUER HORA? OBRIGADA
Oi, Kenea. A batata doce é um alimento excelente pois ele é um carboidrato com baixo índice glicêmico, ou seja, ele eleva pouco a glicemia no sangue. Quando consumido no pré-treino, atua como fonte energética, otimizando a queima calórica (mobilização de gordura) e quando consumido no pós-treino, otimiza o processo de ganho muscular quando associado a uma proteína. A quantidade depende de uma série de variáveis que somente em uma análise individual poderia ser estipulada. Abraços.
Gosto muito desse alimento.
gostaria de saber como deve ser consumido, antes ou depois dos treinos?
Oi, Lindomar. A batata doce é um alimento excelente pois ele é um carboidrato com baixo índice glicêmico, ou seja, ele eleva pouco a glicemia no sangue. Quando consumido no pré-treino, atua como fonte energética, otimizando a queima calórica (mobilização de gordura) e quando consumido no pós-treino, otimiza o processo de ganho muscular quando associado a uma proteína. A quantidade depende de uma série de variáveis que somente em uma análise individual poderia ser estipulada. Abraços.
É ótimo poder contar com experiência e conhecimento da Dra Luciana Pepino…