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Motivos para incluir a batata doce na dieta

Você que está preocupada com os quilinhos a mais e que não consegue um bom desempenho na academia tem que adicionar a batata doce na sua dieta. Conheça os benefícios e a melhor forma de consumir o alimento. 

Nem sempre conseguimos os resultados desejados com a malhação e talvez seja por conta da alimentação que também deve ser adequada. Com dieta e disciplina é possível obter melhores resultados e uma das novidades a respeito da alimentação é a adição da batata doce a alimentação. A batata doce ajuda a afinar a cintura e a diminuição de medidas, por conta dos muitos nutrientes essenciais que ela possui. Trata-se de um alimento rico em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, tem uma absorção lenta pelo organismo, dessa forma a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea e não há muito estímulo a insulina (hormônio que causa fome e acúmulo e gordura.

A batata doce é nativa das Américas e está presente na alimentação de diferentes culturas há muitas gerações. No Brasil existem basicamente 4 variedades: batata-branca, roxa, angola ou terra-nova e avermelhada. É um alimento que auxilia no controle do colesterol, mesmo com mais quantidades de calorias que uma batata inglesa. Isso porque ela apresenta características e nutrientes fabulosos. Os benefícios da batata doce podem ser maiores quando aliados a prática de exercícios e é por isso que muitos adeptos da musculação adicionam o alimento a sua dieta. Isso porque ela oferece energia para os treinos, principalmente a musculação.

Ela é rica em fibras, potássio, ferro e vitaminas E, A e C, apresenta cinco vezes mais cálcio e o dobro de fibras de uma batata-inglesa. Além disso, auxilia no controle das taxas de insulina e consequentemente no controle da diabetes, fortalece o sistema imunológico devido as quantidades significativas de vitamina A, reduz o colesterol total, auxilia na digestão por conta das fibras, ajuda a prevenir câncer, regula a pressão arterial, reduz câimbras e ainda faz bem para a pele. A vitamina A da batata doce age como antioxidante, atuando também na manutenção dos ossos e da pele. A vitamina A é um importante formador de colágeno, que ainda previne a anemia.

O consumo da batata doce também interfere na digestão e no aproveitamento de seus nutrientes. Trata-se de um vegetal que não pode ser consumido cru de forma alguma, pois além de ter um gosto e textura ruins, o corpo não consegue digerir completamente se não estiver cozido. O ideal é consumir a batata doce cozida ou grelhada e só retirando a casca quando for comer, pois também se preserva os nutrientes. Se preferir consuma a batata doce com casca, caso queira aproveitar por completo seus benefícios. Cozinhe – a toda ou em pedaços grandes, evitando consumi-la frita, principalmente se a intenção for perder alguns quilos. Mantenha sempre uma dieta balanceada e se possível, consulte um nutricionista para auxiliar na dieta.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. KENEA S B ARAUJO disse:

    OLA,TENHO 35 ANOS PESO 42 KILOS E ESTOU DESESPERADA A GANHAR MASSA
    VOU COMEÇAR A FAZER MUSCULAÇAO E JA FAÇOCAMINHADA TRES X POR SEMANA,GOSTARIA DE SABER A QUNTIDADE DE BATATA DOCE QUE DEVO INGERIR POR DIA,E PODE SER COMIDA QUALQUER HORA? OBRIGADA

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Kenea. A batata doce é um alimento excelente pois ele é um carboidrato com baixo índice glicêmico, ou seja, ele eleva pouco a glicemia no sangue. Quando consumido no pré-treino, atua como fonte energética, otimizando a queima calórica (mobilização de gordura) e quando consumido no pós-treino, otimiza o processo de ganho muscular quando associado a uma proteína. A quantidade depende de uma série de variáveis que somente em uma análise individual poderia ser estipulada. Abraços.

  2. lindomar ribeito franca disse:

    Gosto muito desse alimento.
    gostaria de saber como deve ser consumido, antes ou depois dos treinos?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Lindomar. A batata doce é um alimento excelente pois ele é um carboidrato com baixo índice glicêmico, ou seja, ele eleva pouco a glicemia no sangue. Quando consumido no pré-treino, atua como fonte energética, otimizando a queima calórica (mobilização de gordura) e quando consumido no pós-treino, otimiza o processo de ganho muscular quando associado a uma proteína. A quantidade depende de uma série de variáveis que somente em uma análise individual poderia ser estipulada. Abraços.

  3. Solange disse:

    É ótimo poder contar com experiência e conhecimento da Dra Luciana Pepino…