Barbear perfeito: dicas para manter o visual

Barbear Perfeito

Fazer a barba pode ser fácil para alguns homens, mas, mantê-la, pode requerer um pouco mais de cuidado

Fazer o barbear perfeito é uma tarefa que soa como um desafio para alguns homens, como se fosse muito difícil deixar a barba crescer e descobrir qual tipo combina para cada formato de rosto. Se você é daqueles que já se decidiu e está com a barba em dia, nada mais justo do que mantê-la impecável. Afinal, chega uma hora que essa parte da pele começa a coçar, sem contar que os pelos pinicam, o que gera um incômodo que pode levar qualquer um a dar adeus ao visual que preservou com tanto cuidado.

Para que isso não aconteça, é preciso escolher um melhor amigo para o barbear perfeito de qualidade. O público masculino se divide entre as lâminas e os modelos elétricos, mais fáceis de usar e muito úteis para quem tem acne no rosto. No caso da lâmina, é importante ficar de olho no tempo de usabilidade, pois ela pode ficar “cega” e machucar o rosto. Tenha em mente que ela precisa ser trocada, no máximo, depois de cinco barbeares. As versões elétricas pedem uma limpeza constante para não causar irritações na pele.

Antes do barbear, lave o rosto com água morna, que amolece os pelos e abre os poros, e sabonete líquido, que elimina as bactérias que causam irritação na pele. Com essas atitudes, o barbear perfeito se tornará possível, pois o resultado será homogêneo. O esfoliante pode ser de grande ajuda para eliminar as células mortas e o creme de barbear serve para amaciar o pelo e hidratar a região. Aplique-o em movimentos circulares. Para quem não tem opção, o condicionador é um segredinho de mestre, pois ajuda o barbear e mantém a pele macia.

A parte mais importante é aparar a barba no sentido em que os pelos crescem para evitar que eles fiquem encravados. No final desse ritual, uma loção pós-barba é essencial para proteger a pele de irritações.

Na hora de comprar um produto pré-barbear, prefira os tipos com espuma, creme ou mousse. Aproveite o momento do banho para cuidar da barba, e não tenha receio em usar xampu e condicionador para higienizar a região. O barbear perfeito ainda exige cuidados com as partes do rosto onde há concentração de acne para que a lâmina não provoque feridas. Assim, deixe essa tarefa por último e não reutilize o mesmo barbeador. Se você fizer questão, use produtos de acordo com o tipo de pele, pois o sabonete pode causar alergias.

Se você ainda não se sente confiante em fazer a própria barba, busque um profissional, especialmente se o visual nunca foi aderido. Para os homens mais práticos, fazê-la embaixo do chuveiro é muito fácil, mas, se você não tem essa habilidade, evite-a para não se machucar. Se o pelo encravar, não tente arrancá-lo com a pinça, pois isso pode gerar inflamações. Com essa prevenção, dá sim para manter o barbear perfeito.

Depois de terminar, lave o rosto com água fria para fechar os poros. A partir daí, é só manter o barbeado em dia!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).