Atividades físicas no inverno

Ao contrário do que se imagina, malhar no frio gera bastante gasto de calorias e queima as gordurinhas

No inverno sempre dá aquela preguiça, uma vontade de não fazer nada. Depois de uma temporada de calor, nada mais justo aproveitar a temporada de frio embaixo das cobertas, se render aos pratos e bebidas quentes e muito calóricos. Pensar em atividades físicas é a última coisa que se passa pela cabeça, pois é incogitável acordar cedo, largar o travesseiro e abrir mão de boas horas de sono. Não há quem resista às guloseimas dessa estação e o prejuízo aparece na hora de subir na balança.

Para quem está a fim de emagrecer, a temporada de frio é muito recomendada para a prática de atividades físicas. Um tempo dedicado à academia ou aos exercícios ao ar livre traz melhora no apetite e no sono, além de instigar o organismo a trabalhar de maneira saudável. Esse combo ajuda a afastar doenças típicas desta época do ano, como a gripe. Para quem não consegue ficar longe do chocolate, a boa nova é que no frio a queima de calorias é maior, pois o corpo para se sentir aquecido aumenta a sensação de calor que derrete as gordurinhas.

 Os efeitos da atividade física no inverno se diferem um pouco dos resultados adquiridos no verão. Nesse caso, o clima contribui na potencialização dos exercícios, sem contar que a pessoa que dedica um tempo para malhar na temporada de frio fica mais disposta, percebe melhorias na capacidade cardiorrespiratória e na manutenção da força muscular. Quem quer caminhar ou correr ao ar livre, é bom se agasalhar bem para dar início à prática. Use trajes bem confortáveis para garantir o bom rendimento durante o treino.

No frio, não há como fugir do desejo de saborear todos os pratos recheados com alimentos bem calóricos, especialmente os doces, os velhos inimigos de qualquer dieta. Não é crime saborear as guloseimas, mas não se esqueça de ter refeições saudáveis. Para quem exagerou em um dia, talvez seja um bom motivo para se animar e ir à academia no inverno, pois os resultados também são extremamente satisfatórios e as calorias vão embora rapidinho.

Se você só tem tempo de manhã e é adepto aos exercícios ao ar livre, escolha um período em que o sol esteja um pouco mais forte para estimular o calor do corpo. Assim, ocorre a queima de calorias de forma eficaz. Para espantar o desânimo, faça uma playlist com músicas animadas. Espante qualquer sinal de desistência e pense na recompensa de chegar no verão totalmente em forma enquanto as amigas e os amigos correm atrás do prejuízo.

Não se esqueça de que o aquecimento e o alongamento são essenciais para evitar lesões. Tenha uma garrafinha de água sempre à mão para repor os líquidos durante a transpiração.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).