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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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As verdades sobre a musculação

musculação

Veja as verdades sobre Musculação.

O verão está quase aí e a primeira coisa que a maioria das pessoas fazem é se matricular na academia. O projeto de manter o corpo sarado para curtir a temporada de calor, às vezes, se torna uma corrida contra o tempo. Homens e mulheres excedem os limites corporais para curtirem as férias com tudo nos conformes, graças a horas de prática de exercícios físicos. De aparelho em aparelho ou de aula em aula, não tem jeito, a musculação é vista com um pouco mais de prioridade com relação aos exercícios aeróbicos.

Com o passar do tempo, as pessoas acreditam que os músculos “caem” e exageram na musculação. Na verdade, o que fica flácido é a gordura que precisa ser tonificada. Por meio de uma dieta adequada, um treino bem organizado e destinado para cada região muscular, seu corpo se manterá firme com o passar do tempo. Para isso, é preciso ter em mente que o que parece normal, não passa de um exagero. Malhar sem comer, por exemplo, não ajuda na perda de peso e resulta no acúmulo de gordura, pois não há calorias para serem gastas.

O desejo em querer manter o corpo malhado em poucos meses faz as pessoas despenderem muito tempo no mesmo exercício de musculação. Há quem diga que sentir dor é sinônimo de bons resultados, mas não é bem assim. A dor indica trabalho excessivo ou que algo foi realizado de maneira incorreta. O recomendado é aumentar a carga do treino e não repeti-lo até estafar o músculo, o que pode acarretar lesões. Com o passar do período de adaptação, peça ao treinador que varie o volume de repetições e a intensidade com pesos.

Outro ponto que sempre gera dúvidas é se o músculo “se acostuma” com a repetição de exercícios. Sim! De fato, é preciso sempre inovar no treino, aumentar os desafios e ter uma ótima conversa com o treinador ao invés de fazer seu próprio guia de exercícios. Se você gosta de ir à academia todos os dias, continue com este progresso, pois não faz mal à saúde. Se seu treino for bem estipulado, você trabalhará regiões musculares diferentes que contribuirá para a tonificação corporal.

A musculação gera varizes? Essa questão sempre abre um debate entre a mulherada, mas a força física gasta no treino não é totalmente responsável pelo aparecimento dos vasinhos nas pernas. Essa influência ainda é incerta, assim como o mito de que o ato de fazer musculação faz as veias saltarem. Por outro lado, a alimentação sempre será um dilema e o consumo de proteínas é rodeado de dúvidas. A substância pode ser consumida antes do treino ou depois, mas não em excesso, pois ajuda no acúmulo de gordura.

O abdome tanquinho é o sonho de muita gente e há quem acredite que fazer abdominal todos os dias fará alguma diferença e garantirá uma tonificação mais rápida. O exercício para eliminar as gordurinhas da barriga deve ter uma pausa de 24 a 48 horas para que a região descanse e os resultados sejam alcançados. Os exercícios abdominais ajudam na melhora da postura e, aliado à musculação, colabora para seu fortalecimento.

Antes de fazer qualquer atividade física, não deixe de consultar o médico que lhe dará a avaliação completa sobre sua saúde. Converse sempre com o treinador para que ele organize o tempo de cada exercício conforme a quantidade de peso. Se o aluno tiver algum problema ortopédico, é bom conversar com um especialista para receber o conjunto de atividades físicas adequado.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).