Artes Marciais: Muay Thai

Muay Thai

Conheça o Muay Thai

Assim como o jiu-jitsu, o Muay Thai entra na categoria de treinos mais procurados pelos homens. Porém, há quem evite a arte marcial por achá-la um tanto quanto agressiva por causa do contato corpo a corpo muito intenso, cheio de golpes que vão desde socos até joelhadas. De origem tailandesa, a prática traz muitos benefícios ao corpo. Só o aquecimento já requer bastante energia por envolver corrida, flexões, abdominais, etc., que faz do esforço exercido nessa disciplina física valer completamente a pena.

Por ser um treino bem agitado e dinâmico, ele garante a tonificação dos músculos e a queima de gordura que fará você sentir uma grande diferença se o intuito é perder alguns quilos. Se nunca praticou e ainda tem aquele receio, especialmente de se machucar, tranquilize-se. Homens que querem incluir o Muay Thai à rotina, mesmo sendo a primeira vez que praticarão, precisam saber que dois entre vários dos objetivos da arte marcial são o aprendizado dos golpes e seu aperfeiçoamento e o domínio do adversário.

Esqueça a ideia de que, assim que ingressar no treino, você será lançado no meio daqueles que possuem um bom tempo de prática ou que o treinador não respeitará seu nível de conhecimento com relação ao Muay Thai. No começo, as lutas são simuladas para que haja confortabilidade e para que o corpo se acostume à prática da arte marcial. As aulas serão coordenadas dentro dos limites do praticante. Conforme estiver mais preparado, os golpes e os embates serão intensificados.

Uma vez firmado o compromisso com a arte marcial, você notará diferenças na sua aptidão física, como força e resistência muscular, melhoras no sistema cardiorrespiratório e flexibilidade. Para os homens que estão preocupados com o abdome e o ganho de massa corporal, e não tem tempo de fazer o treino completo – musculação e exercícios aeróbicos – na academia, o Muay Thai pode vir a calhar. Os movimentos requerem força e velocidade e, com isso, a gordura vai embora e os músculos ficam definidos.

Sem contar que o Muay Thai melhora os tendões, os ligamentos e as articulações. Os homens que o praticam se tornam mais confiantes não só com relação ao corpo, mas com sua sociabilidade também. Como qualquer outra arte marcial, ela não tem intuito de promover agressões fora do tatame, pois tem caráter esportivo. A prática é liberada para qualquer pessoa, seja homem e mulher, e requer avaliação médica.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).