Menu

Artes Marciais: MMA

mma

Ela proporciona melhor condicionamento físico e beneficia até mesmo a disciplina

Você já deve ter ligado a televisão e se perguntado que luta é aquela que todo mundo chama de MMA. Essa sigla vem do inglês, Mixed Martial Arts, que significa Artes Marciais Mistas. Essa modalidade esportiva tem como objetivo fazer com que o praticante domine golpes de diferentes lutas, desde o Jiu-Jitsu até o Muay Thai, para aprender técnicas de luta e de defesa. Quem quer dispensar a musculação e as atividades aeróbicas, pode encontrar nessa categoria esportiva a chance de também manter o condicionamento físico e obter massa muscular.

As competições de UFC (Ultimate Fight Championship) são as que fazem uso das Artes Marciais Mistas, onde os oponentes deferem um contra o outro golpes de outras artes marciais. Essa é a premissa do MMA, especialmente o contato pleno entre os praticantes. Punhos, pés, cotovelos, mãos estão em constante movimento nessa modalidade, o que exige um maior esforço do corpo por causa da vasta quantidade de posições de ataque e de defesa.

Para os homens (e até mesmo as mulheres) que consideram a prática do MMA, saiba que essa atividade ajuda a desenvolver o corpo e, o melhor de tudo, contribui para a queima de muitas, mas muitas calorias. Por mais que ingressar em um ringue soe intimidador, o treinador respeitará o ritmo de cada aluno, especialmente os iniciantes. Os arcos que acompanham o treino exigem aquecimento e alongamento e, assim que a atividade física for adotada, é bom aderir à musculação, pois o MMA pede músculos resistentes, pois protege as articulações.

Além disso, não só o MMA, como outras artes marciais, a concentração é favorecida, assim como o condicionamento físico e o aprendizado de técnicas de defesa pessoal. O treinamento crescerá conforme a habilidade e a dedicação do aluno, que passa dos golpes básicos para os intermediários, e assim por diante. A disciplina é outro fator que faz do MMA um ótimo esporte, pois influencia até mesmo no comportamento dia a dia, como cuidar da alimentação.

Para quem tem interesse em ingressar no MMA, saiba que não há contraindicação, mas é preciso atestado médico para a prática. Os adolescentes são um forte público que procura essa arte marcial e é função dos treinadores darem ênfase de que o que se aprende nas aulas, não deve ser utilizado na rua como forma de agressão. Isso também vale para os adultos, claro!

Seja para ter condicionamento físico ou perder muitos quilos, o MMA beneficiará até mesmo aqueles que têm a vontade de se tornar um lutador profissional.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).