Fazer musculação para perder peso e ganhar massa muscular nem sempre é vista como uma primeira opção para aqueles que buscam a boa forma. Não é todo mundo que gosta de levantar peso, muito menos passar um bom tempo na esteira. Há mulheres que preferem dançar e homens que preferem fazer artes marciais, como o jiu-jitsu, seja por esporte ou para se profissionalizar. Essa modalidade de luta é uma das mais cobiçadas pelo público masculino, onde se aprende defesa pessoal e, de quebra, se garante o bem-estar.
Qualquer tipo de arte marcial exige disciplina por parte do praticamente e, com o jiu-jitsu, não é diferente. Os treinadores são rígidos, pois a energia é um fator vital para a execução do treino. É preciso ter uma dieta balanceada, ter boas noites de sono e respeitar os limites do corpo. Por oferecer um condicionamento físico muito bom, o jiu-jitsu contribui no aumento da capacidade cardiovascular e oferece equilíbrio físico e mental. Ao longo do treinamento, o atleta perceberá melhoras na concentração e na coordenação motora.
Mas, mesmo assim, “fazer” jiu-jitsu exige paciência para aqueles que têm certo imediatismo em ver os resultados da prática no corpo. O tempo médio para sentir as diferenças é de 4 a 6 meses, mas depende e muito da determinação e da frequência de comparecimento às aulas. Para que os resultados positivos comecem a surgir com um pouco mais de rapidez, uma boa alimentação é recomendada e abrir mão das delícias do happy hour, como as bebidas alcoólicas, é uma dica para alcançar um bom condicionamento físico.
O jiu-jitsu também contribui para a diminuição do estresse, da ansiedade e da irritação. Dentre outros benefícios, encontra-se o aumento da resistência do organismo, aceleramento do metabolismo, aumento da flexibilidade, entre outros fatores. Se a sua preocupação é perder um pouco de peso, saiba que o esporte beneficia isso, além de trabalhar regiões que os homens mais se preocupam tais como ombros, abdômen e braços. Em 1 hora de treino, perde-se mais ou menos 750 calorias e a prática intensa garante até 1.500 calorias a menos.
Assim, o atleta perde peso, ao mesmo tempo em que define a musculatura durante a prática do jiu-jitsu. Considerando a infância, a idade mínima para ingressar no esporte é a partir de 5 ou 8 anos de idade. Para os adolescentes do sexo masculino que se interessam pela modalidade, os pais devem enxergar a decisão como uma oportunidade recreativa que o manterá em contato com uma atividade física que lhe fará bem a saúde. As mulheres também podem praticá-lo, sem receio, pois os treinos são voltados para técnicas de defesa pessoal.
Antes de se matricular na academia mais próxima, não se esqueça de fazer um exame médico.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.