11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

7 aplicativos para dieta que você precisa baixar

Mulher com celular na mão durante uma refeição da dieta

Conheça alguns apps que podem ajudar você a perder peso e conquistar a silhueta com que sempre sonhou.

Você está planejando se livrar de alguns quilinhos a mais para voltar a caber nas antigas roupas? Ou talvez porque você não esteja muito satisfeita com o que vê no espelho ou mesmo porque o médico recomendou que você emagrecesse por uma questão de saúde?

Seja qual for o seu motivo para querer emagrecer – desde que você mantenha a sua saúde, é claro –, você já deve saber que pode contar com alguns novos aliados: os aplicativos para celular que ajudam no controle da dieta.

Agora, com a tecnologia, você terá à mão uma série de recursos para te ajudar a planejar o cardápio, monitorar as calorias e fazer escolhas mais inteligentes na hora de se alimentar. Conheça 7 aplicativos para dieta que você precisa baixar agora mesmo:

  1. Contador de Calorias FatSecret

O FatSecret é especializado no registro de tudo o que você consumiu durante o dia, de forma a contar as calorias de cada refeição e anotá-las em uma espécie de diário. O app conta com um banco de dados que ainda inclui informações nutricionais sobre os alimentos, incluindo alguns itens industrializados e pratos de restaurantes.

Se você gosta de cozinhar, o aplicativo para dieta também traz um acervo de receitas saudáveis para você colocar em prática no seu dia a dia. Além disso, o FatSecret tem também uma função de Comunidade, na qual você pode interagir com outras pessoas para se motivar e trocar informações.

Logo do aplicativo Contador de Calorias FatSecret

Versão para iOS – Versão para Android – Versão para Windows Phone

  1. MyFitnessPal – Monitor de calorias e Dieta

Muito popular, o MyFitnessPal é um app destinado a registrar as calorias consumidas e perdidas durante o dia. Por se integrar ao monitor de passos do seu celular, ele automaticamente contabiliza as calorias que você gasta andando na rua, no trabalho, no shopping etc.

Separando os alimentos por refeição, o app permite que você monte o seu diário de alimentação com calorias, carboidratos, proteínas e gorduras, de modo que você possa conferir se está comendo o suficiente de cada grupo alimentar.

O MyFitnessPal conta com mais de 5 milhões de itens em seu banco de dados, e você pode procurar por um alimento simplesmente escaneando o seu código de barras.

logo do aplicativo MyFitnessPal - Monitor de calorias e Dieta

Versão para iOS – Versão para Android

  1. Dieta e Saúde

Se você gosta do método da dieta dos pontos, o app Dieta e Saúde é ideal para você. Depois de preencher um breve cadastro, o aplicativo para dieta vai informar quantos pontos você pode consumir por dia.

O sistema do Dieta e Saúde transforma os alimentos consumidos em pontos, calculando quantos já foram ingeridos e permitindo que você monte sua próxima refeição sem extrapolar o limite diário. É possível também cadastrar os alimentos que você consome com mais frequência, deixando a utilização do app ainda mais rápida.

logo do aplicativo Dieta e Saúde

Versão para iOS – Versão para Android

  1. Receitas Light

Se você está de dieta e não sabe muito bem como preparar suas refeições para se manter na linha, este app pode ser uma mão na roda. Com um vasto acervo de receitas direto no seu celular, fica bem mais fácil variar o cardápio e manter uma alimentação saudável.

As receitas do app Receitas Light estão divididas em categorias como aperitivos, carnes, frango, massas, saladas, pizzas e sobremesas, para que você possa elaborar o cardápio completo sem sair da dieta.

logo do aplicativo Receitas Light

Versão para iOS – Versão para Android

  1. Chew It Well

Você já deve ter ouvido que, para emagrecer ou mesmo para manter uma alimentação saudável, é preciso mastigar devagar para dar tempo de o cérebro entender que estamos comendo e para processar os alimentos da melhor forma.

Porém, com a rotina atribulada e os dias corridos, é bem fácil se esquecer dessa regra e simplesmente engolir a comida sem prestar a menor atenção na mastigação, não é mesmo? Para resolver esse problema, podemos contar com o app “Chew It Well” (em português, a tradução seria algo como “mastigue bem”).

Tudo o que você precisa fazer é deixar o celular ao lado do seu prato, perto de onde você movimenta sua mão para levar o alimento à boca. Automaticamente, o app vai calcular seus movimentos para medir a velocidade com que você come e te ajudar a adotar um ritmo mais saudável.

logo do aplicativo Chew It Well

Versão para iOS

  1. Lose It!

O Lose It! é um aplicativo que se destina a controlar os alimentos e as calorias consumidas. Por meio de dados fornecidos por você, como peso, altura, idade e objetivos, o app te ajuda a montar um plano de alimentação personalizado.

Até aí, o Lose It! poderia ser exatamente igual aos outros contadores de calorias. Porém, ele tem um diferencial muito interessante: com este app, é possível tirar uma foto do seu prato para que ele calcule as calorias sozinho. A precisão é de 87,3% a 97,1%.

logo do aplicativo Lose It!

Versão para iOS – Versão para Android

  1. TecnoNutri

O TecnoNutri é uma verdadeira nutricionista tecnológica que te acompanha 24 horas por dia. Com este app, você pode fazer o registro de tudo o que você comeu, sendo que seu banco de dados foi desenvolvido com base nas tabelas nutricionais do IBGE – ou seja, você pode confiar nas informações.

O aplicativo utiliza a pirâmide alimentar elaborada pelos nutricionistas para avaliar a qualidade da sua alimentação, permitindo que você faça ajustes nos seus hábitos alimentares.

logo do aplicativo TecnoNutri

Versão para iOS – Versão para Android

Celular com aplicativos para dieta e legumes e frutas ao fundo

Os aplicativos para dieta são ferramentas muito úteis que facilitam o controle do que estamos comendo e dão aquela motivação extra para seguir firme no propósito. Porém, você nunca deve substituir a consulta e o acompanhamento com um profissional de nutrição, combinado?

Você também pode gostar de: Dieta da batata-doce: 9 benefícios para a sua saúde

 

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).