11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Aplicação de Botox tem riscos?

Principais riscos na aplicação de botox

Descubra quais são os riscos da aplicação de Botox durante um procedimento estético facial e como evitá-los

A aplicação de Botox é o procedimento estético mais buscado e realizado do mundo, onde milhões de pessoas – todos os anos – recorrem à toxina botulínica para corrigir imperfeições do rosto e reduzir os impactos causados pelo envelhecimento.

Assim, com tanta procura pelo procedimento, é de se imaginar que os riscos da aplicação sejam reduzidos, já que as técnicas e tecnologias vêm evoluindo ao longo dos anos. No entanto, é sempre bom se informar para conhecer essa realidade.

Então, descubra os riscos que uma aplicação de Botox e entenda como esse é um procedimento extremamente seguro. Continue lendo até o final e boa leitura!

O que é a aplicação de Botox?

Em linhas gerais, a aplicação de Botox consiste na inserção de toxina botulínica em áreas específicas do rosto com a finalidade de trazer mais harmonia e jovialidade ao paciente que recorre ao procedimento.

Por meio do Botox é possível ter alguns benefícios bem expressivos por meio dos tratamentos de:

  • Rugas dinâmicas;
  • Marcas de expressão em várias partes do rosto;
  • Alteração do desenho das sobrancelhas;
  • Suor excessivo, também conhecido como hiperidrose.

A aplicação é realizada com sessões que duram entre 4 e 6 meses, onde a toxina botulínica é injetada em pontos estratégicos da face, proporcionando uma mudança percebida em 48 horas, com o potencial máximo atingido em 15 dias após a sessão.

Botox preventivo e corretivo

Essa é uma dúvida bastante comum, mas suas diferenças são bem sutis e diretas. No primeiro caso, a aplicação de Botox preventivo se dá em mulheres mais jovens, que estão começando a ter as primeiras rugas, ocasionadas pelo envelhecimento.

No entanto, esse tratamento acontece justamente para prevenir o surgimento de outras rugas. Atualmente, esse procedimento é bastante comum nas mulheres que querem combater as marcas da experiência.

Já o Botox corretivo foi um procedimento muito adotado no passado, onde as mulheres na casa dos 40 anos buscavam remover marcas de expressão bem consolidadas. Ainda assim, o tratamento, normalmente, era muito bem sucedido nestes casos.

Mulher com linhas de expressão

A aplicação de Botox é um procedimento seguro?

De forma geral, a aplicação de Botox é um procedimento bastante seguro e com pouco impacto na vida pessoal e profissional do paciente que recorre a um tratamento desse tipo. Mesmo nas mulheres mais velhas, não existem contraindicações para a aplicação.

O risco do procedimento se resume em duas situações:

  1. Procedimento realizado por profissional não qualificado;
  2. Reação alérgica após a aplicação da toxina botulínica, que é um complexo proteico e pode reagir de forma incomum em determinadas pessoas.

No entanto, a boa notícia é que os dois casos podem ser resolvidos facilmente. Na primeira situação que mencionamos, o risco de fazer um procedimento com Botox pode ser eliminado ao realizar o tratamento com profissionais capacitados e experientes.

Já o segundo caso, de reações alérgicas, podem ser evitados com consultas prévias e emissão de laudo médico que garantam a disposição do paciente para receber a toxina botulínica em seu rosto. Ou seja, a liberação médica é fundamental nessa hora.

Então, cuidando dos pontos mencionados, podemos dizer que a aplicação de Botox é um procedimento extremamente seguro, com resultados começando a aparecer nas 48 horas após a aplicação e de forma completa entre 4 e 6 meses após o início do tratamento.

Como escolher uma clínica para aplicação de Botox?

Para que todo o procedimento funcione como o esperado, sem que sua saúde seja colocada em risco, é importante seguir algumas recomendações para fazer uma aplicação segura:

  • O tratamento deve ser realizado, apenas, por cirurgião plástico ou dermatologista devidamente credenciado aos órgãos de suas respectivas áreas;
  • A estrutura e histórico da clínica contam muito. Faça uma avaliação criteriosa, pesquise na internet e, se possível, converse com pacientes atendidos pelo local;
  • Confirme se a clínica tem certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para funcionar. Isso é importante para mostrar que o local está com as condições aceitáveis de limpeza e higiene.

Seguindo esses passos com rigor, você certamente evitará qualquer problema na sua aplicação de Botox. Então, fique de olho nessa hora.

Chegou a hora de fazer seu tratamento com Botox

Agora que você entendeu que a aplicação de Botox é um procedimento extremamente seguro e sem riscos para a saúde, não deixe de agendar uma avaliação de tratamento para rugas, marcas de expressão e outras questões estéticas.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).