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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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das 10h às 19h

Alternativa para quem não gosta de água

água saborizada

Se você faz parte daquela turma que não gosta de beber água, mas sabe que precisa fugir dos refrigerantes e não tem tempo para preparar sucos, experimente a água saborizada.

Aproximadamente 60% do corpo humano, é composto por água e a desidratação (diminuição dessa porcentagem) pode causar sérios problemas à saúde. Todavia, o excesso de água, também pode ser prejudicial, causando a chamada intoxicação por água.

Mas qual é a quantidade ideal de água a ser consumida diariamente?

A regra geral afirma que “é necessário ingerir dois litros de água diariamente”. Porém, é muito importante que fiquemos atentos aos sinais de nosso corpo. Se você elimina transpira, devido a exercícios, por exemplo, é necessário repor esse líquido. Ou seja, o nosso organismo não possui regras. Quando seu sistema percebe que está com falta de água, ele irá te alertar através da sede, e nesse caso, não se pode ignorar.

Para quem é adepto do consumo dos dois litros de água, para quem pretende começar agora, para quem tem muita sede, e querem uma alternativa saudável para fugir dos refrigerantes e dos sucos industrializados, vou indicar algumas receitas muito simples de água saborizada, de preparo rápido e sem calorias.

  • Limão e hortelã

Corte um limão em rodelas, misture raminhos de hortelã e amasse levemente. Despeje água e misture. Acrescente pedras de gelo ou deixe na geladeira antes de servir.
Dicas: o limão siciliano é mais aromático para essa receita e você pode substituir a hortelã por rodelas de laranja.

  • Gelinhos de morango

Pique morangos em pequenos pedaços e distribua em formas de gelo. Preencha com água e leve ao freezer. Quando o gelo estiver pronto, coloque-os em uma jarra com água gelada e sirva.
Dica: para deixar a água ainda mais colorida acrescente outras frutas vermelhas como melancia, framboesa, açaí e amora.

  • Canela e limão

Corte um limão em rodelas bem finas e coloque na jarra. Acrescente canela em pau e complete a jarra com água e deixe gelar antes de servir.
Dica: varie a receita substituindo o limão por maçã.

  • Pepino e hortelã

Corte um pepino pequeno em fatias bem finas, misture com raminhos de hortelã e acrescente a água. Deixe gelar por pelo menos uma hora antes de servir.
Dica: algumas gotas de suco de limão pode deixar essa receita ainda mais refrescante.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).