Alivie a tensão, tire um tempo para você!

alivie a tensão

Vivemos tensos a todo momento, aproveite os momentos e alivie a tensão.

Quando acordamos, mal abrimos os olhos e nossa mente já parece uma máquina. Pensamos que temos que sair mais cedo para não pegarmos um trânsito tão carregado, nas obrigações do trabalho, da faculdade, da escola ou do curso; imaginamos que tudo tem que ser feito de uma maneira rápida para que possa dar certo. E no fim do dia, nos vem àquela sensação de que “não conseguimos dar conta de tudo”.

Quantas pessoas conhecemos que ficam doentes por se preocuparem de mais?  Sim, parece que as doenças psicológicas estão virando o mal do século 21. Como a vida moderna nem sempre é fácil, precisamos tirar um tempo para nós mesmos. A verdade é que necessitamos relaxar, mudar o foco, nem seja por um momento do dia para “desligarmos” e “recarregarmos” as energias.

Então, que tal começar agora? Feche os olhos por alguns segundos, respire fundo e aproveite algumas das nossas dicas para o relaxamento diário:

Comece pelo banho: a sensação de que a água quente escorrendo pelo nosso corpo, nos faz bem, não é meramente psicológica. A temperatura elevada da água relaxa as fibras musculares, aumenta a circulação sanguínea e ajuda na eliminação de toxinas. Na banheira ou no chuveiro, os óleos corporais também podem ser usados para a melhora da disposição;

Escalda-pés: também proporciona bem-estar e relaxa os músculos. A dica é fazer o ritual antes de dormir: coloque uma música calma de fundo e na água, pedrinhas ou bolinhas de gude para que, ao pressioná-las, você possa fazer uma massagem suave nos pés. Óleos essenciais de alecrim e lavanda também podem ser colocados na bacia;

Faça o que gosta: sim, ler um livro, pintar um quadro, ouvir a música predileta, fazer artesanato, assistir a um filme, entre outros hobbies muda nosso foco, nos faz viajar e esquecer um pouco das situações do dia a dia;

Esvazie a mente: quando estamos ansiosos, não temos pensamentos lógicos, por isso, nada melhor do que fechar por uns instantes os olhos, respirar fundo, eleger uma imagem preferida, como a do pôr do sol, por exemplo, para nos livrarmos de toda a confusão mental. Tenha certeza de que somente uma mente serena é capaz de dar soluções eficazes às mais diversas situações;

Pratique algum esporte: os exercícios físicos ajudam a aliviar as tensões. Então, por que não caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar ou simplesmente praticar alguma atividade física que lhe agrade mais? ;

Hora de dormir: nosso corpo e mente precisam de descanso para recuperar o vigor do  cotidiano. Por isso, quando se deitar ou ao levantar, não pense nos problemas, simplesmente respire e relaxe. Se acordar durante a noite, pense em frases boas e positivas, pois elas ficarão no inconsciente e lhe proporcionarão maior bem-estar durante o todo o dia.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. SIMONE MELO disse:

    QUE BOM ENCOTREI VOCÊS!
    ESPERO Q POSSA ME AJUDA ESTOU COM UM POBLEMA E TODOS Q ESTÃO ENVOLVIDO A UNICA COISA Q DIZ É Q NUMCA VIU ISSO ACONTECE COM NIGUEM.
    FIZ UMA CIRURGIA DE ABDOMEPLÁSTA HÁ 70 DIAS E 15 DIA PÓS CIRURGIA EU OBSERVEI Q ACIMA DO UMBIGO ESTAVA BOCIO COM LIQUIDO CHAMADO SEROMA VOLTEI AO HOSPITAL E OS MEDICOS FIZERAM PUNÇÃO NO LOCAL E RETIROU 30 ML DO LIQUIDO E DESDE DA PRIMEIRA FEZ ATÉ HOJE TODA QUARTA TENHO Q FAZER ESSE PROCEDIMENTO E PEGUNTO QUANDO ISSO VAI ACABA E A RESPOSTA É A MESMA Q TENHO UM DESLOCAMENTO DE GORDURA NO LOCAL E Q ISSO É NORMAL…..
    EU NÃO CONSIGO ACHA ISSO NORMAL POR FARVO ME DIGA ALGUNHA COISA SOBRE ISSO PARA Q E POSSA DESCANÇA MEU CORAÇÃO……DESDE DE JÁ OBRIGADA !

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Simone!

      O mais importante, neste caso, é que você converse abertamente com o médico que realizou a sua cirurgia. Ele certamente é a pessoa mais indicada para te orientar neste caso.

      Abraços!

  2. elandia disse:

    Tudo isto e o precisamos muiiiiiiiiiiito.