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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
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Alimentos não calóricos que você pode incorporar na sua ceia de Natal

Peixes são uma boa alternativa de alimentos não calóricos para ceia de Natal

Descubra como incluir alimentos não calóricos para ceia de Natal

A ceia de Natal, por tradição, costuma ser uma seleção de pratos calóricos que são de época e geralmente são preparados exclusivamente para esta data. Para pessoas que possuem uma dieta balanceada o ano inteiro, a ceia de Natal pode ser um pesadelo. Calma! A boa notícia é que existe a possibilidade de incluir alimentos não calóricos para ceia de Natal. Os pratos que serão relacionados neste texto são considerados saudáveis, que aceleram o metabolismo e te ajudarão a manter o peso regulado nestas datas festivas.

A dedicação de um ano inteiro pode e deve ser levada em consideração para a preparação da ceia Natal. Reduzir a quantidade de gordura consumida e ingerir alimentos sem a pele são dicas de como diminuir as calorias da ceia. Separamos algumas dicas de substituição de pratos calóricos para você se lembrar de incluir na refeição de final de ano. Olha só:

Dicas de alimentos não calóricos para ceia de Natal

Peixe e frutos do mar

Procure substituir a carne vermelha por peixes e frutos do mar, isso faz com que você diminua a ingestão de proteínas, além de ser considerado um prato com baixas calorias e profundamente saudáveis. Fontes de zinco, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam no desenvolvimento do organismo. Peixe e frutos do mar são sempre uma boa pedida para quem cuida da alimentação.

Aipo

Você sabia que o aipo é composto por 95% de água? Pois é! O resto da sua composição é feita apenas de fibras, o que não deixa de ser uma ótima escolha para quem deseja perder peso. Considere adicionar este ingrediente em algum dos molhos servidos na ceia, já que ajuda grandemente na sensação de saciedade. Tudo que a gente precisa quando pensamos em alimentos não calóricos para ceia de Natal, não é?

Farofa com ameixas pretas

Esta é uma ótima substituição para a tradicional farofa de ovos e bacon. O bacon é um embutido que está cheio de gorduras saturadas e é bastante contraindicado por muitos nutricionistas. Seu excesso pode causar doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. A farofa com ameixas pretas, além de muito saborosa, contém apenas 108 calorias!

Peru

Sim, o peru é uma ótima opção para alimentos não calóricos para ceia de Natal. É um alimento com uma ótima quantidade de proteína e pouca gordura na sua composição. Procure evitar a ingestão da pele e dê preferência para o peito, ok? Também é indicado que você preste atenção na forma como tempera o Peru, utilize especiarias orgânicas e não industrializadas para isto. Ah, e corra de Perus que já são vendidos temperados! Duas fatias de Peru sem pele correspondem a apenas 170 calorias e, além de tudo, são fontes de ferro.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).