11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Intestino preguiçoso? Conheça os alimentos que podem te ajudar

Tigela com alimentos ricos em fibras

Conheça quais alimentos com fibras para o intestino incorporar na dieta para prevenir a constipação intestinal

A rotina intestinal é um aspecto determinante para controle do peso e também melhor funcionamento do organismo. Para colaborar com esse processo é essencial incluir alimentos com fibras para o intestino na dieta.

A constipação intestinal, quando severa, pode ter diversas consequências prejudiciais à saúde, como: desconforto, distensão e inchaço abdominal, prisão de ventre, mal-estar, gases e distúrbios digestivos.

A melhor forma de evitar essas ocorrências é investir em alimentos bons para o intestino. Saiba mais a seguir!

Quais os benefícios da ingestão adequada de fibras?

As fibras cumprem diferentes funções no intestino, ajudando na prevenção e tratamento da constipação intestinal. Inicialmente é preciso entender que existem dois tipos de fibras com funções distintas:

  • fibras insolúveis: aumentam o volume fecal e estimulam a motilidade intestinal pela distensão do cólon. Entre os alimentos ricos estão farelo de trigo, arroz integral, feijão e cereais matinais integrais;
  • fibras solúveis: melhoram à captação de água e são fermentadas no trato gastrointestinal aumentando a presença de bactérias benéficas que contribuem para o trânsito intestinal e a frequência de evacuações. Estão presentes em alimentos como lentilha, semente de linhaça, amendoim, aveia, batata doce, abacate, laranja e pêra.

Portanto, os alimentos com fibras promovem diferentes benefícios à flora intestinal evitando a constipação e contribuindo para tratá-la.

As fibras também apresentam benefícios no que se refere à perda de peso, pois estimula a saciedade, uma vez que são processadas devagar o que retarda o esvaziamento gástrico.

Com isso a pessoa tem uma sensação de saciedade por mais tempo, reduzindo a ingestão de alimentos.

Outro benefício das fibras solúveis é o controle de colesterol. A betaglucana, por exemplo, presente na aveia, forma um tipo de gel solúvel que altera a absorção de colesterol, reduzindo a ocorrência de problemas cardiovasculares.

Verifica-se assim que os alimentos com fibras apresentam diferentes benefícios ao organismo e saúde. A seguir saiba em quais produtos eles podem ser encontrados.

7 alimentos com fibras para o intestino

Engana-se quem pensa que para consumir a quantidade adequada de fibras é preciso estabelecer uma dieta focada apenas nesse nutriente. As fibras estão presentes em vários tipos de alimentos, confira!

1. Alimentos integrais

A opção mais clássica para consumo suficiente de fibras são os alimentos integrais, podendo ser pães, arroz e massas integrais.

2. Folhas verdes

Outra opção de alimentos com fibras para o intestino são aqueles com folhas verdes, como as verduras. Entre elas estão alface, couve, rúcula, acelga, agrião, espinafre e brócolis.

3. Leguminosas

As leguminosas são outra opção para o cardápio com destaque para o feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha.

Diferentes fibras em um prato ao ar livre

4. Oleaginosas

Uma opção muito comum entre pessoas que estão tentando perder peso estão as oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e pistache que também são ricas em fibras.

Uma alternativa é comê-las entre as refeições como uma forma de amenizar a fome e dar saciedade até o momento da alimentação principal.

5. Frutas

Existem diversas opções de frutas para quem deseja aumentar o consumo de fibras como maçã, pêra, goiaba, caqui, abacate, figo, pêssego e muitas outras.

Uma dica é que no consumo dessas frutas, quando possível, inclua a casca, pois muitos dos nutrientes e fibras estão presentes nela.

Na lista de frutas secas ricas em fibras destacam-se opções como a ameixa e o damasco.

6. Cereais

Outra opção clássica para regular o intestino e evitar a constipação são os cereais como aveia, cevada, granola, linhaça, gérmen de trigo e milho. Eles destacam-se por serem alimentos funcionais, contribuindo amplamente à saúde.

7. Legumes

Os legumes também estão entre os alimentos ricos em fibras com destaque para opções como cenoura, beterraba, pimentões e abóbora.

A variedade de alimentos com fibras é tão grande que não tem como não encontrar algumas opções que se adequam ao seu paladar e rotina.

Procedimentos também ajudam no funcionamento intestinal?

Algumas pessoas, mesmo com um consumo adequado de fibras, têm tendência à constipação intestinal, o que pode demandar um acompanhamento médico especializado.

Destaca-se, entretanto, que técnicas de massagem também podem contribuir para o melhor funcionamento do intestino, como a drenagem linfática e a massagem modeladora.

Esses procedimentos estimulam o peristaltismo, que consiste nos movimentos realizados pelo intestino para transportar o bolo fecal até o fim.

Dessa forma, as técnicas melhoram a absorção e velocidade de eliminação do bolo fecal, aliviando a constipação intestinal e atuando para preveni-la.

Portanto, a adoção de uma dieta rica em alimentos com fibras para o intestino mais a realização periódica de drenagem linfática são opções para melhorar o funcionamento intestinal.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).