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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
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Alimentos aliados do intestino

Saiba o que comer para melhorar o funcionamento do intestino

Grande parte da população brasileira sofre com intestino preso. Não é a toa que, a todo momento, vemos propagandas que incentivam o consumo de bebidas aparentemente milagrosas que ajudam a soltar o intestino e assim ter uma vida mais saudável. Porém, antes de recorrer a remédios e outras soluções vale a pena mudar a sua dieta alimentar. Inúmeros alimentos ricos em fibras trazem vários benefícios, sendo um deles justamente o de melhorar o funcionamento do intestino de forma natural. A reeducação alimentar é tudo e, com atenção, é possível inserir os alimentos essenciais sem esforço no dia a dia.

Um dos alimentos principais que devem fazer parte do seu cardápio são as massas integrais. E isso já começa no consumo pela manhã. Aquele pãozinho tão esperado pode ser substituído por produtos integrais que, além de auxiliar o intestino, ainda são mais saudáveis e dão mais sensação de saciedade. Além do pão, faça a troca da farinha branca do macarrão do almoço/jantar pelo integral, fica uma delícia. Outro alimento imprescindível são os cereais. O arroz integra esse grupo e também se indica consumir o do tipo integral. Além dele, opte por comer milho. O legal deste alimento é que ele pode integrar os pratos de salada e receitas caseiras, no creme branco ou na própria carne refogada.

Outro alimento que deve ser base do cardápio de qualquer cidadão é a aveia, que também fica excelente no café da manhã para começar o dia bem disposto. Pode usá-la também em bolos, biscoitos e outros doces que você for preparar em casa. As leguminosas é um grupo de alimentos que faz muito bem para a saúde em geral, inclusive para a digestão e consequentemente o funcionamento do intestino. Aqui entra o feijão, lentilha, grão de bico e soja. Apesar do povo brasileiro preferir o feijão nos pratos diários, é importante variar e revezar as leguminosas para ter uma alimentação bem rica e completa. Os legumes e as verduras no prato também contribuem para evitar o intestino preso. Dentre eles os destaques são: a berinjela, cenoura, abóbora, beterraba, abobrinha, agrião, alface, rúcula, chicória, repolho e quase todas as folhas verdes existentes. Lembre-se de comer tanto no almoço e jantar e mesclar as verduras com uma porção de legumes.

As frutas são importantíssimas nesse processo, dentre a ampla gama de opções para consumo, destaque para: banana, maçã, pera, mamão, uva, tangerina, kiwi, abacaxi, figo, amora, abacate, manga, melão, melancia e ameixa. Todas essas frutas tem caráter laxativo e auxiliam no desempenho correto do intestino. Consuma no café da manhã e nos intervalos entre uma refeição e outra, evite consumi-las em bolos e outros doces, pois costuma perder sua propriedade, assim como os legumes que devem ser consumidos, de preferência, crus. Além dessas dicas é importante consumir bastante água durante todo o dia e os alimentos bem frescos. Evite alimentos industrializados e fast food que tendem a prender o intestino e causar ainda outros males. Boa sorte!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).