11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Alimentos que ajudam a prevenir a acne

Conheça os alimentos que ajudam na prevenção da acne.

Há vários elementos que evitam a produção de acne por parte do organismo. Um deles é o azeite, que permite uma melhor respiração da pele. Para quem já tiver acne, é um alimento essencial, pois ajuda na sua eliminação.

O sumo de limão é altamente eficiente na eliminação de acne, pois fortalece o organismo com ácidos cítricos e produz enzimas responsáveis pela eliminação de toxinas no corpo. O limão serve como um bom adstringente, ele também é capaz de regular os niveis de gorduras que são desenvolvidas na pele. Você pode tomar suco de limão sempre misturado com água.
As melancias são responsáveis pela remoção das manchas na pele. São substâncias ricas em vitamina A, B e C e mantêm a pele fresca e hidratada. Impedem a erupção do acne e, ao mesmo tempo, eliminam eventuais cicatrizes provocadas pelo acne. Os produtos sem gordura – ricos em vitamina A – são também muito aconselháveis. Um fruto que dá um grande contributo à prevenção do acne é a framboesa, altamente saudável e rica em antioxidantes e fibras. Possuem também substâncias fitoquímicas que protegem a pele.

Os iogurtes possuem substâncias antifúngicas e antibacterianas muito fortes, que são responsáveis pela limpeza da pele e pelo desbloqueio dos poros. Também as nozes são grandes guerrilheiras no combate ao acne – possibilitam que a pele se torne mais macia, saudável e hidratada, pois a gordura da noz é muito benéfica para o organismo – é a chamada “gordura boa”. Quem quiser evitar o acne deve também comer pão integral com frequência. O pão integral é rico em selênio, um mineral protetor da pele em todas as suas componentes. Pão com cereais é também altamente recomendável.

Quem sofrer de acne pode também comer maçãs com abundância. É um fruto rico em pectina, componente que é o principal inimigo do acne. É recomendável que se comam as peles da maçã, pois é aí que a pectina se encontra em maior abundância. Depois, há a bebida essencial: a água. Ingerir água com regularidade mantém o equilíbrio e a hidratação do corpo. Alguns tipos de peixe, como o arenque, também impedem a formação do acne. A ingestão de saladas variadas, e também a fuga a alimentos fritos, é um truque saudável para se prevenir ou eliminar o acne.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).