Águas medicinais de São Pedro

Elas oferecem valor terapêutico, promovem o bem-estar do organismo e amenizam doenças

Quem é que não quer viajar para encontrar um momento de paz e de bem-estar? Localizada no interior de São Paulo, as águas medicinais de São Pedro são uma ótima opção para quem busca tratamentos com valor terapêutico e, claro, uma chance de conhecer a cidade e explorar as belas paisagens. Há três fontes que proporcionam benefícios à saúde: a Gioconda, a Juventude e a Almeida Salles, todas com poderes medicinais. Essa reputação das águas é um dos principais motivos que atraem turistas de todo o país.

Não é de hoje que todo mundo conhece a fama dos benefícios das águas medicinais de São Pedro para a saúde e para a pele. Muitos ainda pensam que emergir nas fontes é o mesmo que se banhar com água mineral, mas não é bem assim. De uma maneira geral, as águas termais (como também costumam ser chamadas) são muito mais ricas em minerais, o que oferece um tratamento natural, pois eles são associados com outras substâncias químicas da água que ajudam no bom funcionamento do organismo.

O tratamento das águas medicinais de São Pedro

O calor e o vapor da água em contato com a pele favorecem até mesmo tratamentos estéticos mais rotineiros, como limpar e hidratar o corpo. Em Águas de São Pedro, as fontes são compostas por águas sulfurosas que eliminam dores físicas e conferem o bem-estar. Além do mais, emergir em qualquer uma delas ameniza doenças, tais como problemas no intestino e no fígado, reumatismo, alergias, problemas respiratórios, dores musculares e até mesmo inflamações. Tudo depende também da temperatura da água.

Componentes das águas termais

O enxofre é o elemento principal das águas termais que trazem o efeito terapêutico, especialmente, em pessoas com problemas respiratórios e inflamatórios. Sem contar que as águas sulforosas, onde esse elemento químico está presente, também aliviam alergias cutâneas e a tensão muscular que abala muitos brasileiros por causa da rotina enlouquecedora. Para quem quer apenas um momento de relaxamento, um banho termal em águas de São Pedro ativa a circulação sanguínea e revigora o organismo.

Dessa forma, a hidroterapia (ou fisioterapia aquática) pode entrar em cena para gerar um cuidado completo a quem busca pelas águas termais. Se você quer eliminar o estresse e obter o bem-estar físico e mental de volta, as águas medicinais de São Pedro podem lhe oferecer tudo o que você precisa.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).