11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Água Termal

Água termal é água enriquecida por minerais contidos em rochas

Água termal é, sucintamente água enriquecida com mineiras. Devido a estas fortes concentrações minerais na água, estas águas fazem bem à pele e possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Estas propriedades são muito mais do que rumores pois, na realidade, existem até estudos clínicos para comprová-las.

Além de terem estas propriedades, estas águas hidratam a pele, fornecem-lhe nutrientes e ainda a protegem de vários factores externos que enfrentamos na nossa vida diária. Estas qualidades que a água tem fazem-na um tipo muito apreciado e procurado por todo o mundo. Não esquecer que, apesar de todas estas vantagens que tem relativamente à água “normal”, continua a ser água, e como tal, possui mais vantagens relativamente a todos os outros possíveis líquidos de hidratação e de cuidados da pele.

Os possíveis usos de águas termais são quase infinitos, basta ter um pouco de imaginação e consegue-se fazer um uso dela que seja saudável e benéfico para nós. Entre as utilizações mais comuns, estão alguns como para pôr maquilhagem, tratar de feridas e queimaduras, hidratação durante ou após sessões de exercício físico, para aliviar a febre ou a má disposição, ou até para ajudar com comichões e ajudar a sarar tatuagens feitas recentemente.

As águas termais são também bastante procuradas devido às maravilhas que esta faz em termos de beleza. Num mundo que se preocupa cada vez com a aparência física, os tratamentos de beleza são caros e muitas vezes acabam por não compensar com os efeitos que têm. A água termal, apesar de ser mais cara do que água normal, tem sempre efeitos comprovados que apesar de não fazerem milagres, ajudam e muito. Pele hidratada e bem cuidada dá sempre um aspecto limpo de beleza. Não só isso, mas também promove a renovação celular e as defesas naturais da pele, lutando assim, também, contra o envelhecimento e mantendo a pele bonita por mais tempo. Utilizar água termal não poderia ser mais fácil. Para uma utilização própria, na maioria dos casos – como por exemplo, para tratar pele irritada – basta colocá-la em material como algodão, e espalhar pela zona irritada.

Várias pessoas podem vir a considerar água termal como água normal fracamente enriquecida, e acreditam que é possível fazê-la por meios próprios. A verdade é que é possível fabricar água com qualidades parecidas por meios próprios, no entanto, estas águas nunca se poderiam comparar a água termal, pois nunca iriam ter os minerais enriquecidos que as águas termais

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).