11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Água termal ou água micelar: Qual comprar?

Não sabe qual delas comprar? Entenda suas diferenças.

Cuidar da pele é um dos hábitos mais comuns do universo feminino e isso toma uma proporção muito maior quando estamos falando sobre a pele facial. Para obter uma pele bela e saudável, muitas mulheres recorrem a cremes, máscaras e alguns produtos que são os salvadores da pátria. Entre eles, estão a água termal e a água micelar. O uso delas é indicado para quem quer ter uma pele mais brilhante, hidratada e visivelmente bem cuidada, sendo ideais tanto no verão, para refrescar, como no outono-inverno, para ajudar na hidratação. Com as duas queridinhas dos dermatologistas – a água micelar e a água termal – o ritual de beleza que poderia durar horas se torna muito mais prático e seus benefícios são visíveis.

Esses dois produtos aquosos e transparentes são verdadeiros faz-tudo para a pele facial e a cada ano que passa são adotados por mais e mais mulheres que descobriram seus benefícios. De um lado, temos as águas termais, que já são velhas conhecidas do universo feminino. Do outro, temos as águas micelares, que chegaram com tudo e prometem substituir o tradicional demaquilante. A dúvida sobre qual delas escolher paira sobre muita gente e, ao contrário do que muita gente pensa, elas não são a mesma coisa. Você sabe qual das duas é ideal para estar em seu kit de beleza? Primeiro, vamos entender as diferenças.

O que é água micelar?

Primeiro, vamos entender o que exatamente é a água micelar. Trata-se de uma fórmula que contém um conjunto de moléculas polares e apolares, que são capazes de higienizar a pele tão bem quanto qualquer outro produto de qualidade. A diferença é que ela faz isso sem cometer nenhuma agressão contra a pele, mas pelo contrário. Diferentemente do demaquilante e dos tônicos de higienização, a água micelar é composta de micelas, que são pequenas moléculas de limpeza que ajudam a equilibrar o PH da derme e remover oleosidade de forma bastante delicada. Segundo alguns dermatologistas, a água micelar tem grande potência quando se trata de higienização da pele facial e ajuda a remover todas as impurezas, resíduos de outros produtos ou maquiagem. Outra vantagem da água micelar é que ela não leva álcool, parabenos, sabão ou corantes em sua composição, o que é ideal para peles sensíveis ou alérgicas.

O que é água termal?

A água termal não serve como demaquilante! No caso da água termal, que vem em forma de spray, ela ajuda a promover a nutrição da pele e aliviar qualquer tipo de irritação que esteja ocorrendo. Em dias de calor elevado, por exemplo, a água termal irá manter a pele protegida e fortalecer a ação do protetor solar.

Uma outra vantagem da água termal é que ela é indicada para qualquer tipo de clima, incluindo os extremos. Quem mora em locais de alta temperatura e está sempre frequentando ambientes que tenham ar-condicionado, por exemplo, pode usar a água termal para evitar o ressecamento da pele do rosto. Esse efeito de proteção também se estende até a estação mais fria do ano: o inverno. A água termal possui alta concentração de ativos e minerais que, além de ajudar a pele a não perder líquido, atua como um verdadeiro calmante, anti-inflamatorio e até cicatrizante. A água termal nutre e protege a pele.

Qual das duas devo comprar?

A que você preferir. Você pode, inclusive, fazer uso das duas. A grande vantagem dessas duas fórmulas de limpeza é que seu mecanismo de higienização se dá pelo arrastamento das partículas poluidoras. Elas respeitam seu equilíbrio fisiológico e podem ser usadas por qualquer tipo de pele, respeitando suas características naturais e podendo beneficiar, principalmente, aquele tipo de pele mais sensível, alérgico ou que esteja passando por algum procedimento dermatológico. Em geral, além da água, há também compostos como zinco e extratos botânicos, que ajudam a tratar a pele, remover resíduos que possam estar presentes na pele, além de protegê-la e de promover uma verdadeira capa de proteção contra agentes externos. Seja antes de passar a maquiagem ou após ter voltado para casa no fim do dia, você pode usá-las a qualquer hora e se beneficiar com tudo o que essas duas maravilhas trazem para a pele.

Se a maquiagem for muito resistente ou à prova d’água, os óleos demaquilantes serão mais efetivos que a água micelar, nesse caso. Porém, se o que você procura é um produto prático, que possa ser carregado para qualquer lugar e que trate a pele como um todo, aposte na água micelar, que consegue remover blush, lápis ou rímel, por exemplo. A água termal não serve como demaquilante, mas pode ser um ótimo substituto do tonificante. Ou seja, você troca todo aquele ritual de beleza por um único produto.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).