Conheça as vantagens e desvantagens da água micelar

Mulher morena com as mãos na nuca

Água micelar tem diversas funções nos cuidados diários com a pele, incluindo limpeza e tonificação.

A água micelar é a queridinha do momento quanto se fala em dermocosméticos. Apesar de uma fama repentina no Brasil nos últimos anos, ela já é conhecida há muito tempo na Europa, sendo especialmente usada na França.

Está se perguntando o que, afinal, é a água micelar? Ela é um dermocosmético de limpeza da pele, que pode ser usado para tonificar, retirar maquiagem e outros tipos de impurezas que se acumulam na pele ao longo do dia.

A seguir saiba como ela funciona, quais os benefícios dessa solução e também quais são as principais marcas no mercado brasileiro.

Como funciona a água micelar?

Esse produto é composto por moléculas solúveis em água e óleo. O termo “micelar” é referente as micelas, que consistem em partículas criadas a partir das moléculas solúveis. O grande diferencial desse cosmético é que as micelas têm característica polar (compatível com água) e apolar (não compatível com água).

Mas do que se tratam essas propriedades? Que esse é o segredo da água micelar para ela ser tão eficiente na remoção de sujeiras. As micelas apolares são responsáveis por eliminar resíduos, como a maquiagem, gordura e suor.

Enquanto as micelas polares são responsáveis por dar uma sensação agradável à pele sem deixá-la gordurosa, pois contribui para a remoção das moléculas apolares.

Quais as principais vantagens da água micelar?

O sucesso da água micelar em tantos lugares se deve a um fator importante, ela é repleta de benefícios que fazem com que seja considerada um dermocosmético completo e eficaz, promovendo os resultados esperados e superando as expectativas das consumidoras.

A seguir conheça as principais vantagens da água micelar – e também as desvantagens da opção.

Limpeza

O principal benefício da água micelar refere-se a realização de uma limpeza leve, uma vez que o produto não possui entre os componentes álcool, parabenos ou corantes.

Devido esse fator o produto pode ser aplicado inclusive em regiões mais sensíveis como os olhos e a boca. Outro aspecto importante é que a leveza do produto faz com que ele não deixe a pele irritada, oleosa ou pegajosa, sendo indicado principalmente para peles com acne.

Pessoa fazendo limpeza na pele

Indicações

Apesar de uma companheira indispensável para quem sofre de oleosidade na pele, a água micelar é indicada para diferentes tipos de pele como secas, mistas, sensíveis e para pessoas que têm tendência à irritação devido produtos químicos mais fortes.

Portanto, essa diversidade é uma das vantagens da água micelar que faz com que ela seja bem-vinda em qualquer necessaire.

Multifuncional

Uma das principais vantagens da água micelar é que ela é um produto que funciona como vários, proporcionando diversos cuidados com apenas um recurso. Entre os usos dela destacam-se:

  • tônico: atua como agente tonificante para reequilibrar a pele deixando-a mais bonita e saudável;
  • calmante: é recomendada após procedimentos que deixam a pele irritada ou sensível, como esfoliação, peeling ou depilação;
  • demaquilante: remove sujeiras, incluindo a maquiagem, sendo essa a aplicação mais conhecida do produto. Visto os danos de permanecer com maquiagem e a preguiça de removê-la, o produto é uma solução prática e eficiente;
  • removedor de oleosidade: mesmo quando seguimos uma rotina de limpeza da pele, ela ainda pode dar aquele indício de oleosidade, brilhando durante o dia. Para esses casos, ela auxilia na redução e controle da oleosidade.

Portanto, são diversos os benefícios que fazem com que ela seja cada vez mais usada entre as brasileiras, especialmente por aquelas que estão buscando por praticidade e eficiência na escolha dos dermocosméticos.

Mas, e as desvantagens da solução? Elas também existem, mas são poucas! Podem ser considerados como principais problemas referentes a água micelar:

  • Algumas marcas têm composições menos eficientes principalmente quando o objetivo é remoção de impurezas e de maquiagem;
  • Ainda que seja muito indicada como demaquilante, a solução é adequada às necessidades do dia a dia, surtindo menos efeito no caso de maquiagens mais pesadas e a prova d’água.

Considerando esses fatores é possível definir se a solução é a mais vantajosa às suas necessidades atuais e quais benefícios podem ser obtidos no seu caso.

Quais as principais marcas do mercado?

No mercado existem diversas marcas que atuam com a água micelar de forma que as consumidoras tenham opções para diferentes tipos de interesses e bolsos.

Em geral, as marcas estrangeira como La Roche-Posay, Avène e Vicky são mais caras que algumas das opções nacionais, como Nivea e Vult. É possível escolher a marca por avaliações na internet ou mesmo por aquelas pelas quais você tem mais preferência e já faz uso. As principais opções são:

Needs

Effaclar Ultra La Roche-Posay;

L’Oréal Paris;

Avène;

Vicky;

Nivea;

Vult;

Bioderma.

A água micelar é uma solução benéfica para a pele e deve entrar no rol dos produtos para cuidados diários. No entanto, é importante realizar outros cuidados complementares para hidratar a pele e protegê-la do sol, por exemplo.

A associação de cuidados é a prática que proporciona resultados mais completos contra o envelhecimento facial e pode ser aliada a outros procedimentos estéticos para garantir melhores resultados!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).