11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Água de Arroz para Cabelos e Pele

A água de arroz já é usada há muitos séculos na Ásia como um tratamento natural, indicado para os cabelos e para a pele. Conheça um pouco dos benefícios e como fazer.

O tratamento com a água de arroz é eficaz devido a diferentes agentes presentes no alimento, dos quais pode – se destacar o ácido felúrico e orizanol, além de vitaminas E, B1 e B2. Suas propriedades de limpeza, desintoxicação e hidratação são super indicadas para os cabelos e ainda atuam como um poderoso antioxidante que protege os fios da ação de radicais livres, capazes de ajudar na regeneração celular. Entre os outros benefícios estão a regulação do estômago e intestino, ajudando em diferentes enfermidades, como disfunção intestinal e diarreia.

A água de arroz pode ser obtida em uma receita simples e é a mesma para o uso tanto para os cabelos, pele ou mesmo para o consumo, que ajuda nas atividades gastro intestinais. Basta despejar uma xícara de arroz integral cru em um recipiente de vidro e cobrir com água filtrada e fervida. Em seguida mexa o conteúdo da mistura e deixe descansar por aproximadamente 8 horas. Por fim peneire o arroz e coloque a água em um frasco, de preferência um borrifador. Para aplicar nos cabelos é preciso que estejam lavados, depois borrife nos fios e massageie por alguns minutos. O tratamento pode ser feito uma ou duas vezes na semana.

Com o tratamento é possível reparar fios, hidratá-los profundamente e aumentar seu brilho. Tudo isso sem a necessidade de adicionar qualquer química que possa ser prejudicial aos fios ou ao couro cabeludo. A água de arroz também é um excelente tratamento natural para a diminuição da queda capilar, pois auxilia na reparação e fortalecimento do cabelo. Quem tem cabelos tingidos não tem nenhuma contraindicação e pode usar a água de arroz sem problemas. A técnica ajuda quem está com os fios desbotados, dando mais brilho e tornando os mais bonitos.

Quem usa a água de arroz na pele também nota os benefícios em poucas aplicações. Além da produção de colágeno que deixa a aparência da pele mais jovem e bonita, o tratamento com água de arroz ajuda na remoção de células mortas. Já na pele, o tratamento auxilia na produção de colágeno, dando mais resistência e elasticidade a ela. Sem contar a regeneração do tecido da pele e os benefícios para as mais oleosas, pois a técnica ameniza as manchas e clareia a epiderme de maneira satisfatória. Para aplicar na pele, basta borrifar e espalhar com um algodão quando ela estiver limpa. O procedimento pode ser feito uma ou duas vezes por semana.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).