11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Agora é hora de desintoxicar!

Saiba o que fazer para desintoxicar o corpo após as festas de final de ano.

Não conseguiu resistir à ceia de Natal? Extrapolou na bebida alcoólica, nos docinhos e naqueles salgados que fazem nossos olhos brilharem e correr para encher o prato? A desculpa da beliscadinha pode render alguns números a mais na balança e pode fazer com que você se sinta mal, com aquela sensação de estar farto de comida o tempo inteiro, sem contar a ressaca forte. Tudo bem, isso faz parte das festas de final de ano, mas acredite que tem como dar a volta por cima por meio de uma desintoxicação.

Calma! Não pense em extrapolar na malhação achando que os quilinhos a mais sumirão em menos de 24 horas. Vá devagar antes de pensar em passar mais de uma hora em cima da esteira. Vamos começar no primeiro dia do ano, aquele que você percebe que sua rotina voltou ao normal ou simplesmente sente que precisa dar um tempo nas guloseimas. A desintoxicação elimina toxinas, hidrata, ativa a circulação e reforça a defesa do organismo.

Sem contar que ela é meio caminho andado para começar a perder os quilinhos ganhos durante as festas. A ideia é trocar aquele pratão de comida cheio de açúcar e gordura por alimentos mais saudáveis. Junto ao período de desintoxicação, não há problema em voltar para a academia ou fazer aquela caminhada básica de 30 minutos pelo bairro, pois os resultados serão ainda melhores. Use e abuse da água, pois ela será sua melhor amiga durante todo esse período de limpeza no organismo.

Além da água, coma melão e melancia, pois elas também ajudam a repor os sais minerais. Alimentos termogênicos também podem ser inclusos na desintoxicação por acelerarem o metabolismo e a temperatura interna corporal. Assim, você voltará a ter aquele pique para malhar e enfrentar os exercícios aeróbicos. Corra para o supermercado ou para a feira e compre gengibre, laranja, kiwi e vegetais fibrosos como brócolis, acelga e couve. Invista em gorduras vegetais encontradas no coco.

Está com sensação de inchaço? Abuse dos alimentos diuréticos, como erva-doce e beterraba que contribuem para eliminar líquidos do corpo. Para você que é grande fã de chás gelados, pode se render a eles sem problema algum. Os sucos são permitidos também como de abacaxi com hortelã e limonada. Opte por bebidas sem açúcar e não tente ludibriar a desintoxicação com refrigerante diet, pois eles são ricos em sódio e colaboram para a sensação de inchaço.

A dica para quem tem estômago e intestino sensíveis é ingerir muitos líquidos e optar por uma quantidade pequena de carboidratos, como pães integrais, para repor as energias. O chá de boldo melhora aquela sensação de enjoo só que, para ter efeito, é bom passar longe das carnes vermelhas, queijos, molhos e frituras. Para curar a tão indesejada ressaca, água de coco cai bem. Com um pouquinho de esforço, você espantará para longe os efeitos das festas de fim de ano e retomará mais uma vez a rotina saudável.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Claudia Albuquerque disse:

    Boa Tarde!!!! Dr.Lucina…Gostaria de saber se em sua clinica [e feita onsórcio de cirurgia plástica???? Obrigada….Claudia…