11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Acelere seu metabolismo e ganhe mais disposição!

Confira 5 formas saudáveis e eficientes para acelerar seu metabolismo.

O verão está aí e nessa época todo mundo sabe que as temperaturas ficam lá no alto e, além de ser uma estação gostosa e cheia de cores, o verão é um ótimo momento para perdermos peso, visto que a própria temperatura fica a nosso favor. Porém, mesmo se esforçando nos exercícios e estreitando cada vez mais a dieta, muita gente não consegue eliminar aquelas gordurinhas a mais que não saem nem com reza braba.

Isso pode estar acontecendo porque essas gordurinhas não dependem só da ingestão ou não de calorias. O ato de emagrecer também está ligado ao funcionamento do nosso metabolismo, uma vez que é através dele que seu organismo consegue transformar calorias em energia ou acumular mais ou menos gordura.

Se seu metabolismo for mais lento, será realmente mais difícil perder peso, além de ficar mais fácil engordar. Isso não é tudo. Um metabolismo mais lento pode afetar seu humor e sua disposição, o que reflete diretamente em suas atividades diárias.

Essa diferença no metabolismo é, de certa forma, genética, mas pode ser reeducada através de algumas mudanças de hábitos. Separamos abaixo 5 dicas quentinhas para ajudá-la a dar uma calibrada nos motores e acelerar o funcionamento de seu metabolismo para, quem sabe, despedir-se de vez das gordurinhas localizadas e sair arrasando no verão.

Não pular refeições (nem aumentar o intervalo entre elas)

Essa é a primeira dica, sendo também uma das mais importantes. Esse erro é cometido por muitas mulheres durante o ano todo, mas é mais frequente no verão, talvez pela maior preocupação das mulheres a respeito de seu peso nesse período do ano. O que muitas fazem, de cara, é adotar dietas malucas e cortar o almoço ou a janta. Isso não só é errado, como pode acabar enfraquecendo seu organismo, deixando espaço para uma série de vulnerabilidades, que se converterão em doenças mais tarde.

Quando você fica uma refeição sem comer – o almoço, por exemplo – seu corpo entende que você está passando fome e, como não conseguiu nutrir seu corpo porque não houve refeição, ele irá começar a acumular mais gordura na próxima refeição que você fizer. Isso significa que as chances de desestabilizar o metabolismo e ganhar peso triplicam.

O ideal é comer de 3 em 3 horas e a porção deve ser média, sem extremismos. Adote uma dieta pobre em gordura e rica em fibras, vitaminas e nutrientes. Aí, é só comer sem culpa!

Faça atividades físicas

Se você não se interessa por esteira, uma boa dica é recorrer aos aeróbicos. Esses exercícios ajudam e muito a acelerar o metabolismo e podem ser feitos entre três e cinco vezes por semana, 20-30 minutos por treino. Além disso, também é válido estimular os músculos através de caminhadas, subir e descer escadas, pular cordas e a própria musculação, que fortalece nossos músculos, dando-lhes mais resistência e, ao mesmo tempo, contribuindo para a aceleração do metabolismo.

Um detalhe interessante e que muita gente não sabe é que, mesmo depois dos treinos na academia, da caminhada ou dos exercícios aeróbicos, nossos músculos continuam gastando energia, isto é, calorias!

Dormir bem

Pode parecer controverso, mas dormir também emagrece. Dormir bem ajuda a manter o organismo funcionando de forma adequada. Quem fica muitos dias sem dormir pode acabar desequilibrando sua produção de hormônios, o que influencia na metabolização do carboidrato, que nos dá mais energia (e gordurinhas!).

O resultado de noites mal dormidas são o aumento da fome, do estresse e da ansiedade, que causam um efeito dominó no organismo, facilitando o acúmulo descontrolado de gordura no corpo.

Beba água

A água geladinha em pleno verão é coisa dos Céus, não é mesmo? Pois é, o que muita gente se esquece é que tomar água no verão não é questão de vontade, mas é algo mais do que obrigatório, se quisermos manter nosso corpo e mente saudáveis. Para funcionar melhor, nosso metabolismo precisa de muita água e, durante o verão, a hidratação precisa ser ainda maior, uma vez que suamos mais e gastamos mais energia.

Além da água, para quem prefere outras bebidas, existem chás gelados e sucos naturais (sem açúcar, é claro!). A água, contudo, é a única bebida que pode ser tomada em grandes quantidades e, mesmo assim, só trará benefícios, principalmente durante os períodos mais quentes do ano.

Coma mais integrais e proteínas

Por último, uma boa forma para acelerar o metabolismo é comendo mais proteína e diminuindo o consumo de carboidratos. Como exemplos mais comuns, temos os peixes, a carne bovina, leite e ovos, que são grandes fontes de proteína. Os alimentos ricos em fibra também são bem-vindos na dieta, pois eles exigem muito mais esforço de nosso organismo, seja na mastigação ou mesmo no processo de digestão.

Os alimentos integrais, de uma forma geral, requerem mais trabalho do nosso organismo no que se refere à absorção de nutrientes e a eliminação do que não nos serve. Isso acontece porque eles apresentam cadeias de moléculas que são mais difíceis de serem quebradas, o que exige mais esforço.

Além disso, já sabemos que os integrais, por si só, já apre menos gordura e, por terem mais fibra, ajudam na digestão de alimentos mais pesados. São 100% versáteis!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).