Menu

Abdominoplastia: 05 Correções Que Ela Pode Fazer Pelo Seu Corpo

5 correções que a abdominoplastia pode fazer pelo seu corpo

A abdominoplastia é um procedimento que tem o objetivo de corrigir o excesso de pele e gordura localizada, devolvendo a firmeza aos músculos da região abdominal

É importante lembrar que a cirurgia é indicada às mulheres que tiveram múltiplas gestações, pessoas que perderam muito peso, que possuem acúmulo de gordura na região do abdômen e não conseguem eliminar esse excesso com exercícios físicos ou dieta. Na maioria dos casos, esses pacientes apresentam flacidez na pele, estrias e depósitos de gordura.

Além de firmar a pele na região da barriga, a abdominoplastia possibilita várias correções. Neste artigo, listamos 5 delas. Confira!

1. Pode corrigir o excesso de gordura

É sempre importante lembrar que a abdominoplastia não deve ser vista como uma cirurgia para perder peso, ou seja, o objetivo não é eliminar gordura por cirurgia – embora ela possa corrigir o excesso de gordura localizada.

A abdominoplastia age como um corretivo e remove o excesso de gordura e também de pele, deixando os traços do abdômen mais harmônicos.

2. Pode restaurar músculos e tornar o abdômen mais firme

Depois da gravidez ou de uma extrema perda de peso, os músculos do abdômen podem se distender. A abdominoplastia restaura esses músculos enfraquecidos e remove o excesso de gordura e de pele, tornando a parede abdominal mais firme.

3. Pode eliminar bolsas de gordura “resistentes” a exercícios físicos e dieta

Já reparou que muitas vezes você faz exercícios e dieta e mesmo assim não consegue eliminar aquela gordurinha localizada?

Muitas mulheres que sofrem uma grande perda de peso ou passam por extremas mudanças no corpo durante a gravidez recorrem a abdominoplastia para eliminar as bolsas de gordura que são resistentes a atividade física e a alimentação balanceada.

A técnica cirúrgica, portanto, devolve a autoestima ao paciente e o ajuda a ver melhores resultados em seus treinos e na dieta.

4. Pode eliminar a flacidez da pele abdominal

Outra correção da abdominoplastia é que ela pode eliminar a flacidez abdominal. O excesso de pele é puxado para baixo e cortado. Depois disso, o cirurgião costura horizontalmente e refaz o buraquinho do umbigo. Após o período pós-operatório, o paciente terá um abdômen com traços harmônicos e bem definidos.

5. Pode eliminar estrias

É importante ressaltar que a abdominoplastia não corrige estrias. Ela apenas melhora ligeiramente se essas estrias estiverem localizadas nas áreas onde a pele será removida. Em geral, essas áreas são as tratadas abaixo do umbigo.

6. Pode definir a cintura (desde que associada a uma lipoaspiração)

É importante ressaltar que abdominoplastia corrige o excesso de pele, mas não define a cintura. Mas se o procedimento for associado a uma lipoaspiração, esse objetivo também pode ser alcançado, deixando o resultado ainda melhor.

Portanto, se você também deseja um afinamento na cintura, esteja ciente disso e converse com seu cirurgião sobre essa possibilidade. Aproveite também para conhecer a mini abdominoplastia.

Cuidados pré-operatórios da abdominoplastia

A seguir, conheça os cuidados que o paciente deve ter dias antes de se submeter à abdominoplastia:

1 . Programe um período de repouso pós-cirúrgico

Durante as duas semanas após cirurgia, programe um período de repouso domiciliar. Manter o corpo mais relaxado ajudará no processo de recuperação e cicatrização.

2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e refeições pesadas

Na véspera do procedimento cirúrgico, evite consumir bebidas alcoólicas e não faça refeições pesadas. Prefira comidas leves como frutas e saladas, e tome suco de fruta no lugar de sua bebida alcoólica preferida.

3. Interne no hospital no horário indicado e em jejum de 8 horas

Não perca o horário! Interne no hospital indicado por seu médico, no horário estabelecido. Lembre-se que deverá estar em jejum, inclusive de água, durante 8 horas.

4. Esqueça os remédios para emagrecer e evite medicamentos anti-coagulantes

Durante 10 dias antes da cirurgia, não utilize remédios para emagrecer. Também é importante evitar o uso de medicamentos anti-coagulantes, que podem prejudicar o procedimento e o pós-operatório. Por isso, não tome remédios que contém ácido acetilsalicílico, por exemplo.

5. Comunique ao cirurgião se você estiver gripado

Caso sinta-se gripado ou tenha qualquer outro tipo de indisposição até dois dias antes da abdominoplastia, comunique ao cirurgião plástico. Imagine você espirrando durante o pós-cirúrgico, ainda com os pontos na pele e, principalmente, nos músculos. Isso pode ser perigoso e prejudicar a sua recuperação.

É importante que você se sinta bem. Afinal de contas, passará por um procedimento cirúrgico importante e por isso é necessário estar com a saúde em dia!

Agora que você já sabe o que faz a abdominoplastia e as correções que esse procedimento pode fazer pelo seu corpo, está na hora de se consultar com um cirurgião-plástico especialista no assunto para tirar todas as suas dúvidas. Afinal, a abdominoplastia é uma das cirurgias estéticas mais procuradas pelos brasileiros.

Para saber mais detalhes sobre o que a abdominoplastia pode fazer pelo seu caso específico, baixe agora nossa e-book gratuitamente!

  • 118
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).