Abdominoplastia: A Cirurgia Que Elimina A Flacidez

Na correria do dia a dia, a falta de tempo acaba nos atrapalhando na manutenção de uma alimentação regrada e na prática de exercícios físicos. E qual é a parte do corpo que mais reflete isso? Exatamente, o abdômen.

A flacidez e volume abdominal fazem parte dos problemas que mais causam impacto visual quando olhamos nosso corpo no espelho. Muitas vezes, mesmo dentro do peso ideal, um abdômen “saliente” acaba contrastando com o restante do corpo, seja por uma gravidez, pela idade, por grandes mudanças de peso ou, simplesmente, pela genética.

Claro que a genética e a idade também são fatores que influenciam diretamente na forma que o corpo irá tomar. Dependendo da ação hormonal e da predisposição familiar, cada indivíduo tende a acumular gordura em determinadas partes do corpo e, muitas vezes, essa parte é a barriga.

Com os padrões de saúde e aparência que o mundo cada vez mais toma como exemplo, ter uma barriga saliente não apenas mexe com a sua autoestima, como desmotiva também a vivência de momentos mais “livres”, como sair com amigos, usar determinada roupa, ir à praia ou à piscina.

A abdominoplastia pode não apenas melhorar a sua imagem pessoal e autoestima, como também ajudar a dar início ao processo de adaptação para uma nova fase. Pode ser aquele pontapé inicial para adentrar a uma vida mais saudável e prazerosa.

O que esperar da Abdominoplastia

O objetivo principal desse procedimento é a redução do volume abdominal e a criação de um perfil mais suave e tonificado, muitas vezes até restaurando músculos enfraquecidos e/ou separados nessa área.

O resultado não será uma grande perda de peso ou aquela barriga “tanquinho”, mas sim uma silhueta mais delicada e feminina. As inovações na área da cirurgia plástica já permitem técnicas menos agressivas assim como anestesias mais seguras.

A cirurgia tem como método principal a remoção do excesso de pele e tecido subcutâneo (onde está fica a famosa gordura localizada). Além disso, quando enfraquecidos, os músculos do abdômen podem ser suturados para permanecerem mais coesos, o que ajudará a deixar a barriga mais plana além dar uma melhor curvatura à cintura. 

Para a otimização do processo, exercícios físicos associados a uma dieta adequada trarão ainda mais benefícios e poderão proporcionar tanto a manutenção quanto a melhora na sua composição corporal e saúde.

É importante saber:

  • Cada cirurgia possui um resultado diferente entre as pessoas e se você seguir todas as recomendações e orientações obterá um bom resultado;
  • Quanto mais perto do peso ideal você conseguir chegar antes da cirurgia, mais perto do resultado desejado você estará;
  • A Abdominoplastia a deixará com um contorno abdominal mais suave e proporcional ao seu corpo, no entanto, o resultado ficará camuflado pelo inchaço até que ocorra completamente a cicatrização interna. Seja paciente e confiante durante esse período;
  • A cirurgia de Abdominoplastia não eliminará estrias, mas dependendo do seu caso, elas poderão ser aliviadas se estiverem localizadas na região da pele que será removida;
  • Será necessário a presença de um acompanhante durante pelo menos dez dias após a cirurgia, já que o procedimento é extenso e o esforço físico deve ser mínimo nesse período.
  • Uma cinta modeladora será necessária para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos que o abdômen irá tomar, à medida que ocorre a cicatrização.
  • Normalmente, um repouso de 15 dias após a cirurgia é necessario, podendo-se retornar ao trabalho após esse período desde que não lhe exija grante esforço físico.

O que o médico deve saber sobre você

  • Toda informação sobre sua saúde: cirurgias prévias, alergias, medicamentos de uso diários, suplementos e vitaminas;
  • Seu estilo de vida: se você fuma, consome álcool, se faz exercícios ou dietas;
  • Se já passou ou pretende passar por uma gestação futuramente;
  • Se possui dúvidas e quais são suas expectativas em relação aos resultados;

Seja muito sincera quando for se consultar. O sucesso da cirurgia dependerá de todos esses fatores.

 

Preocupações e desafios

Sentir medo, nervosismo ou ansiedade são coisas naturais em qualquer situação importante em nossas vidas. Nos sentimos assim porque nos preocupamos tanto com a situação, quanto com seu resultado.

O grande segredo para que haja sucesso em sua abdominoplastia é dominar esses sentimentos.

Converse sobre isso quando for ao consultório. Ouça com atenção as orientações, as explicações sobre o pré-operatório, em qual hospital será realizado, como é feita a cirurgia e como deve ser o pós-operatório e se programe para o melhor momento de afastamento do trabalho.

Também é importante saber o que será necessário ter em sua casa para fazer os curativos ou se terá que fazer os curativos na clínica. Não se sinta constrangida em conversar com seu médico sobre seus medos e expectativas, ele é o único que poderá responder todas as suas perguntas e amenizar suas preocupações.

 

Além de conhecimento e experiência na área, ele possui seu histórico, suas medidas, e fatores essenciais para a melhor orientação possível. Antes de partir para ação, entenda quais são os impactos da cirurgia plástica na autoestima.

Tratamentos estéticos

Além da dieta balanceada e exercícios associados (tudo na época certa), alguns tratamentos estéticos poderão contribuir para um resultado ainda melhor.

A recuperação da pele, por exemplo, ocorrerá mais rapidamente se houver uma boa hidratação com loções indicadas, além da proteção contra o sol, que é um dos grandes vilões da hidratação e integridade da pele.

A drenagem linfática é outra grande aliada da abdominoplastia, já que ajuda a reduzir a retenção de líquidos, melhora a circulação sanguínea na região, acelera o processo de cicatrização e alivia as dores, proporcionando uma recuperação mais rápida e confortável.

Quanto mais informações você obtiver diretamente de um médico qualificado, mais tranquila, bem informada e confiante você se sentirá. Faz parte do trabalho de cada médico informar e valorizar os sentimentos de seus pacientes.

Quer saber mais sobre a abdominoplastia? Saiba mais sobre esse e outros procedimentos realizados pela Dra. Luciana Pepino baixando agora nosso e-book gratuitamente

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Rosa maria disse:

    Boa noite, Dra luciana!
    Dra, fiz bariatrica a mais de 9 anos. imagine depois de perder 50 kg. como fiqiuei, sem falar que tinha na epoca, 61 anos. hoje com 70, ainda não me conformo com o que vejo, sem falar que engordei 15 kg, Acha que ainda posso passar por uma remodelagem geral.? Barriga, braco, pubis, rosto. Quanto ficaria …uma media , logico. Sei que deveria passar por uma avaliação.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Rosa,
      Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp